Act Now: Ask your Representative to support the PRC!

Connect

Controle da bexiga

O impacto da paralisia na bexiga

A paralisia em qualquer nível geralmente afeta o controle da bexiga.Os nervos que controlam esses órgãos se ligam à própria base da medula espinhal (níveis S2-S4) e, portanto, são cortados da entrada do cérebro.

Embora possa não ser possível recuperar o mesmo controle que se tinha antes da paralisia, está disponível uma grande variedade de técnicas e ferramentas para gerenciar o que é chamado bexiga neurogênica.

No entanto, antes de mergulhar nas técnicas, é importante entender como a bexiga funciona e o que esperar após a paralisia.

Como funciona a bexiga

A urina é canalizada para tubos finos chamados ureteres, que normalmente permitem que a urina flua apenas em uma direção.Os ureteres se conectam à bexiga, que é basicamente um saco de armazenamento que não gosta de pressão. Quando a bolsa está cheia, a pressão aumenta e os nervos enviam uma mensagem pela medula espinhal para o cérebro.

Quando alguém está pronto para esvaziar a bexiga, o cérebro envia uma mensagem de volta pela medula espinhal para a bexiga, dizendo ao músculo detrusor (a parede da bexiga) para apertar e ao músculo do esfíncter (uma válvula ao redor da uretra) para relaxar e abrir.A urina então passa pela uretra para sair do corpo.É um processo bastante elegante de coordenação muscular apenas para fazer xixi.

Após a paralisia, no entanto, o sistema normal de controle do corpo dá errado; as mensagens não podem mais passar entre os músculos da bexiga e o cérebro.Tanto o detrusor quanto o esfíncter podem estar hiperativos devido à falta de controle do cérebro.

Um detrusor hiperativo pode contrair-se em pequenos volumes contra um esfíncter hiperativo; isso leva a altas pressões vesicais, incontinência, esvaziamento incompleto e refluxo – juntamente com infecções recorrentes da bexiga, cálculos, hidronefrose (distensão renal), pielonefrite (inflamação renal) e insuficiência renal.

A bexiga neurogênica geralmente é afetada de duas maneiras: bexiga espástica (reflexa) e bexiga flácida (não reflexa).

Bexiga espástica (reflexa)

Quando a bexiga se enche de urina, um reflexo imprevisível automaticamente a esvazia; isso geralmente ocorre quando a lesão está acima do nível T12.Com uma bexiga espástica, você não sabe quando ou se a bexiga estará vazia.

Os médicos familiarizados com lesões na medula espinhal costumam recomendar um medicamento relaxante da bexiga (anticolinérgico) para bexiga reflexiva; oxibutinina (Ditropan) é comum, com um efeito colateral primário de boca seca.A tolterodina, a propiverina ou a oxibutinina transdérmica podem resultar em boca menos seca.A toxina botulínica A (Botox) pode ser uma alternativa aos anticolinérgicos.Ela foi aprovada pela FDA para tratamento de hiperatividade do detrusor em indivíduos com LME e esclerose múltipla.A vantagem:O botox é usado focalmente na bexiga, evitando assim efeitos colaterais sistêmicos, incluindo boca seca.

Bexiga flácida (não reflexa)

Uma bexiga flácida significa que os reflexos dos músculos da bexiga são lentos ou ausentes; podem ficar superestendidos ou esticados.O alongamento afeta o tônus muscular da bexiga.Também pode não esvaziar completamente.

Os tratamentos podem incluir medicamentos relaxantes do esfíncter (bloqueadores alfa-adrenérgicos), como terazosina (Hytrin) ou tamsulosina (Flomax).O botox injetado no esfíncter urinário externo pode melhorar o esvaziamento da bexiga.

Além disso, a cirurgia é uma opção para abrir o esfíncter.A cirurgia da saída da bexiga, ou esfincterotomia, reduz a pressão no esfíncter e, assim, permite que a urina flua para fora da bexiga mais facilmente.Uma alternativa à esfincterotomia é a colocação de um dispositivo de metal chamado stent através do esfíncter externo, garantindo assim uma passagem aberta.Uma desvantagem da esfincterotomia e do stent é que o esperma de uma ejaculação acaba na bexiga (retrógrada), em vez de sair do pênis.Isso não impede o indivíduo de ter um filho, mas dificulta; o esperma pode ser coletado da bexiga, mas pode ser danificado pela urina.

A dissinergia ocorre quando os músculos do esfíncter não relaxam quando a bexiga se contrai.A urina não pode fluir através da uretra, o que pode resultar no retorno da urina para os rins (chamado refluxo), o que pode levar a complicações graves.

O método mais comum de esvaziamento da bexiga é um programa de cateterismo intermitente (PIC), que drena a bexiga em um horário definido (a cada quatro a seis horas é comum).

Um cateter é inserido na uretra para drenar a bexiga e depois removido.Um cateter interno (Foley) drena a bexiga continuamente.Se a drenagem se origina de um estoma (uma abertura criada cirurgicamente) na área do osso púbico, contornando a uretra, é chamado de cateter suprapúbico.

  • Vantagem: ingestão de líquidos sem restrições.
  • Desvantagem: além da necessidade de um dispositivo de coleta, os cateteres residentes são mais propensos a infecções do trato urinário.

Um cateter de preservativo externo, que também drena continuamente, é uma opção para os homens.Os cateteres de preservativo também requerem um dispositivo de coleta, por exemplo, bolsa de perna.

Existem várias alternativas cirúrgicas para a disfunção da bexiga.Um procedimento de Mitrofanoff constrói uma nova passagem para a urina usando o apêndice; isso permite que o cateterismo seja feito através de um estoma no abdômen diretamente na bexiga, uma grande vantagem para as mulheres e para as pessoas com função manual limitada.

O aumento da bexiga é um procedimento que aumenta cirurgicamente a bexiga, usando tecido do intestino, para expandir a capacidade da bexiga e, assim, reduzir o vazamento e a necessidade de cateterismo frequente.

É comum que pessoas com esclerose múltipla e outras doenças da medula espinhal tenham problemas com o controle da bexiga.Isso pode envolver um pouco de vazamento após um espirro ou risada, ou perda de todo o controle.Para muitas pessoas, roupas e estofados apropriados podem compensar a falta de controle.Algumas mulheres se beneficiam do fortalecimento do diafragma pélvico (exercícios de Kegel) para melhorar a retenção de urina.

Cateteres

Não é mais necessário reutilizar um cateter repetidamente.A Medicare e outros pagadores agora reembolsam os cateteres intermitentes de uso único.

Faz todo o sentido que cateteres descartáveis possam reduzir a incidência de infecção da bexiga, especialmente os sistemas fechados “sem toque” com uma ponta que permanece estéril.

Ainda assim, a Medicare não está tão inclinada a pagar por cateteres estéreis, pelo menos até que uma pessoa fique realmente doente de uma infecção na bexiga – duas vezes – e depois obtenha uma receita médica.

Um cateter regular é enormemente mais barato, custando menos de US$ 200 por mês, contra US$ 1500 por mês ou mais para cateteres estéreis descartáveis.

Outro tipo de cateter premium no mercado apresenta um revestimento hidrofílico superescorregadio para facilitar a inserção.Há evidências de que esses cateteres estão associados a menos ITU e menor trauma uretral em comparação aos cateteres convencionais de cloreto de polivinila.

A LoFric é uma marca bem conhecida, e a maioria das grandes empresas urológicas suporta uma linha hidrofílica agora.Você pode receber esses pagamentos assim que provar que suas aberturas uretrais estão em risco.

Infecção do trato urinário

As pessoas que estão paralisadas têm um alto risco de infecção do trato urinário (ITU), que até a década de 1950 era a principal causa de morte após a paralisia.A fonte da infecção são as bactérias, um grupo ou colônia de pequenas formas microscópicas e unicelulares que vivem no corpo e são capazes de causar doenças.

As bactérias da pele e da uretra são facilmente trazidas para a bexiga com métodos ICP, Foley e suprapúbicos de controle da bexiga.Além disso, muitas pessoas não conseguem esvaziar completamente a bexiga; as bactérias têm maior probabilidade de crescer na urina que permanece na bexiga.

Alguns dos sintomas da ITU são urina nublada e fedorenta, febre, calafrios, náusea, dor de cabeça, espasmos aumentados e disreflexia autonômica (DA).Também se pode sentir queimação ao urinar e/ou desconforto na região pélvica inferior, abdome ou região lombar.

Uma vez sintomática, a primeira linha de tratamento é antibióticos, incluindo as fluorquinolonas (por exemplo, ciprofloxacina), trimethorprina, sulfametoxazol, amoxicilina, nitrofurantoína e ampicilina.

Prevenção de infecções

O segredo para prevenir a ITU é impedir a propagação de bactérias na bexiga. Higiene meticulosa e manuseio adequado dos suprimentos para cuidados urinários podem ajudar a prevenir a infecção.Sedimentos na urina podem se acumular nos tubos e conectores.Isso pode dificultar a drenagem da urina e facilitar a propagação de bactérias.A pele limpa também é um passo importante na prevenção de infecções.

Beber a quantidade adequada de líquidos pode ajudar na saúde da bexiga, lavando bactérias e outros resíduos da bexiga.

O suco de cranberry, ou extrato de cranberry em forma de pílula, pode ser um preventivo eficaz para infecções da bexiga.Funciona dificultando a aderência das bactérias à parede da bexiga e a colonização.

Outra maneira de impedir que as bactérias se colonizem na parede da bexiga é o uso de D-manose, um tipo de açúcar disponível em lojas de produtos naturais.Ele parece grudar nas bactérias, de modo que elas não consigam aderir a mais nada.

Um check-up médico completo é recomendado pelo menos uma vez por ano. Ele deve incluir um exame urológico, incluindo um exame renal ou ultrassom, para saber se os rins estão funcionando corretamente.O exame também pode incluir um RUB (rins, ureteres, bexiga), um raio-X do abdome que pode detectar pedras nos rins ou na bexiga.

O câncer de bexiga é outra preocupação.A pesquisa mostra um aumento moderado no risco de câncer de bexiga entre aqueles que usam cateteres por um longo período de tempo.Fumar também aumenta o risco de desenvolver câncer de bexiga.

Vídeo de controle da bexiga

Vídeo de opções de controle da bexiga

Ferramentas adaptativas para a independência: Ferramentas da bexiga para homens

Este vídeo mostra como homens com lesões na medula espinhal no nível cervical podem controlar suas necessidades pessoais de bexiga.

Este vídeo, criado pela Fundação Christopher & Dana Reeve e pelo Craig Hospital, destaca ferramentas funcionais ou equipamentos adaptáveis disponíveis para pessoas com fraqueza nas mãos que desejam obter mais independência em suas atividades diárias.

Ferramentas adaptativas para a independência: Ferramentas da bexiga para mulheres

Controlar sua bexiga é importante para a saúde e independência diária.Neste vídeo, mulheres com função manual limitada mostram como são capazes de obter independência com o controle da bexiga e a higiene feminina.Você visualizará ferramentas adaptativas e itens domésticos que um indivíduo pode usar em sua rotina de cuidados com a bexiga.

Este vídeo, criado pela Fundação Christopher & Dana Reeve e pelo Craig Hospital, destaca ferramentas funcionais ou equipamentos adaptáveis disponíveis para pessoas com fraqueza nas mãos que desejam obter mais independência em suas atividades diárias.

Recursos

Se você estiver procurando mais informações sobre cuidados com a bexiga ou tiver uma pergunta específica, nossos especialistas estão disponíveis em dias úteis, de segunda a sexta-feira, gratuitamente, no número 800-539-7309, das 9h às 17h ET.

Faça o download do nosso livreto sobre Controle da bexiga, trazido a você em parceria com a Hollister.

Fontes: National Multiple Sclerosis Society, Spinal Cord Injury Information Network, University of Washington School of Medicine