Act Now: Ask your Representative to support the PRC!

Connect

Viajar com sua cadeira de rodas

Dicas de viagem da nossa comunidade

Pedimos a quatro viajantes em cadeira de rodas que nos contassem tudo sobre os altos e baixos de suas viagens ao redor do mundo, e fornecemos algumas dicas para sua próxima aventura.

Cruzeiros

Um cruzeiro é provavelmente a maneira mais acessível de viajar, diz James Glasbergen, diretor de viagens acessíveis da Frederick Travel Waterloo e vivendo com quadriplegia (C4). “Existem algumas linhas de cruzeiro em particular que tendem a ser mais acessíveis; Royal Caribbean e Holland America, e o motivo são os ‘tenders’.”

Quando os navios têm que ancorar no mar, eles usam pequenos barcos chamados ‘tenders’ para levar os passageiros para a praia. Quando as linhas de cruzeiro não têm ‘tenders’ acessíveis, os usuários em cadeiras de rodas, especialmente motorizadas, podem ficar presos no navio durante o dia.

“A Holland America possui um elevador de ‘tender’ que eles usam para colocar os usuários de cadeiras de rodas nos ‘tenders’,” diz Glasbergen. “A Royal Caribbean possui rampas usadas para ir do navio ao ‘tender’.”

Glasbergen acrescenta que a maioria das grandes linhas de cruzeiro, como Celebrity, Princess e Norwegian, tem muito bons acessos a bordo.

Ao viajar em geral, Glasbergen recomenda obter confirmações detalhadas por escrito. “Se eu estiver reservando um hotel com chuveiro”, explica Glasbergen. “Eu sempre envio um e-mail ao hotel para confirmar que eles me darão um quarto com chuveiro acessível. Muitas vezes, quando você liga para fazer a reserva, as operadoras de telefonia não sabem realmente o que o hotel tem ou não tem.”

Mike Murphy, um ex-aluno da Team Reeve que vivia com paraplegia (T9), fez um cruzeiro de cinco dias pela Royal Caribbean. “O cruzeiro em si foi incrivelmente acessível”, explica Murphy, que usa uma cadeira de rodas manual. “Eu planejei muito o cruzeiro. As pessoas com quem lidei foram maravilhosas, e o quarto era perfeitamente acessível. O banheiro era grande o suficiente, eu tinha um assento dobrável no chuveiro e não havia problemas no quarto. Havia apenas uma seção no convés que tinha escadas, mas meus amigos me puxaram para cima.

Para os usuários de cadeira de rodas que consideraram fazer um cruzeiro, Murphy diz: “Se alguém é cético, achando que os barcos são pequenos e confinados, esse não é o caso. É definitivamente uma experiência maravilhosa.”

Viajar de avião

Uma lei sob o Código de Regulamentação Federal dos Estados Unidos, Título 14 CFR Parte 382 dos EUA, fornece salvaguardas para evitar a discriminação contra passageiros com base em sua deficiência.

Embora as companhias aéreas não possam exigir aviso prévio para disponibilizar assistência a um passageiro com deficiência (exceto em casos muito específicos, como a necessidade de usar oxigênio terapêutico na aeronave), ainda é do seu interesse informar o companhia aérea de quaisquer necessidades com antecedência.

O agente de viagens e o usuário de cadeira de rodas James Glasbergen recomenda entrar em contato com a companhia aérea com bastante antecedência de sua partida. “Verifique se eles estão cientes de qualquer coisa extra que você possa precisar”, diz Glasbergen.

Quando você chegar ao balcão de check-in, seja firme com os agentes e diga que você deseja sentar em sua própria cadeira de rodas até o portão. Às vezes, eles querem levá-lo o mais cedo possível para economizar algum tempo. Mas você não precisa aceitar isso.

As companhias aéreas se reportam anualmente ao Departamento de Transporte dos EUA, que por sua vez se reporta ao Congresso sobre reclamações relacionadas a deficiências recebidas pelas companhias aéreas. Em geral, a maior reclamação dos passageiros com deficiência é “falha em fornecer assistência em tempo hábil”.

“Na verdade, parte disso tem a ver com as expectativas”, segundo Heidi MacFarlane, da MedAire, uma empresa de serviços médicos de aviação e marítima. “Por exemplo, mesmo que você não precise solicitar assistência com cadeira de rodas com antecedência, se você chegar ao portão e cinco outras pessoas solicitarem uma cadeira de rodas e você não tiver solicitado, haverá cinco cadeiras de rodas lá. Eles receberão as cinco e você terá que esperar para receber a sexta. Isso é válido nos dois sentidos.”

Entenda os dois lados

“Os funcionários das companhias aéreas servem a muitos mestres”, diz MacFarlane. “Às vezes, sua motivação pode ser mal interpretada.”

Por exemplo, os funcionários das companhias aéreas podem estar apressando um passageiro porque precisam que o voo saia a tempo, não porque o passageiro seja um inconveniente. O funcionário está tentando prestar o melhor serviço possível e alcançar seus objetivos.

“Seja sensível ao ambiente e saiba que os funcionários das companhias aéreas têm seu próprio estresse, assim como os viajantes”, diz MacFarlane. “Comunique-se bastante com o pessoal da companhia aérea e seja muito específico com o que você precisa. Existem regras para cumprir e limites às responsabilidades dos funcionários da companhia aérea.”

“Se um passageiro precisar parar e usar as instalações”, diz MacFarlane, “o funcionário da companhia aérea deve parar e permitir que ele faça isso, desde que não atrase significativamente o voo. Eles podem levar o passageiro para o banheiro, e é isso.”

“Já tive muitas situações, quando era agente de portão, onde entrávamos no banheiro e o passageiro dizia: ‘Preciso de ajuda para subir no vaso, com as calças.’ É realmente injusto para o passageiro esperar isso de mim. Mas como humano, eu não ia deixar ele nessa situação.”

Fique confortável

No avião, MacFarlane recomenda escolher um assento que seja mais confortável para você. “As companhias aéreas não podem exigir que você se sente em um determinado lugar”, explica MacFarlane. “Eles têm permissão para restringir o seu assento com base na segurança. Eles podem assumir que você deseja assentos no antepara para ter mais espaço. Se não é isso que você deseja, ou se não quer um assento no corredor, diga a eles. Solicite essa preferência.”

MacFarlane observa que na maioria das aeronaves, 50% dos assentos de corredor precisam estar equipados com apoios de braços móveis, a fim de realizar uma transferência lateral de cadeira para cadeira. “É uma boa idéia pedir antecipadamente o assento em uma fileira com apoio de braço móvel, se necessário.”

Acesso a banheiros durante um voo

Durante o voo, “todas as aeronaves equipadas com mais de 60 assentos precisam ter um lavatório acessível e uma cadeira de rodas a bordo para facilitar o trânsito de e para o lavatório”, explica MacFarlane. “Se um indivíduo tem alguma imobilidade, deve poder usar o lavatório. Em aeronaves de fuselagem larga, é obrigatório ter um lavatório acessível. Solicite um assento com antecedência, próximo ao lavatório acessível.”

Embora o acesso aos banheiros esteja disponível, MacFarlane costuma ouvir pessoas que não se hidratam para evitar o uso do lavatório a bordo. “O ambiente a bordo de uma aeronave é bastante seco por si só”, diz MacFarlane. “Se você embarcar em uma aeronave desidratado, as coisas podem ficar muito difíceis a partir daí e causar problemas médicos. Tenha muito cuidado com a hidratação e considere as medidas que você está tomando para evitar o uso do banheiro, podendo criar problemas médicos.”

Reserve um safari

Em 2007, aos 13 anos, Arielle Rausin, que vivia com uma lesão no nível T11, viajou para Londres, Paris, Suíça e Roma com sua família por três semanas.

“Em Londres, havia um táxi muito legal que tinha uma rampa para entrar”, explica Arielle. “Não precisei sair da minha cadeira de rodas. Isso me fez querer mudar para Londres!”

Embora Rausin tenha gostado do táxi, sua mãe, Krista, não pode dizer o mesmo sobre outros transportes públicos. “O trem em Londres simplesmente não era acessível”, diz Krista. “Havia um grande lance de escadas subindo, e meu marido, Eric, basicamente tinha de carregar Arielle pelas escadas, e eu carregava a cadeira de rodas para a plataforma.”

Em geral, as estações de trem na Europa não eram acessíveis. “Elas não eram a coisa mais divertida do mundo. Elas tinham escadas, muitas escadas. E as estações de metrô também.”

Viajar para Londres

Em 2007, aos 13 anos, Arielle Rausin, que vivia com uma lesão no nível T11, viajou para Londres, Paris, Suíça e Roma com sua família por três semanas.

“Em Londres, havia um táxi muito legal que tinha uma rampa para entrar”, explica Arielle. “Não precisei sair da minha cadeira de rodas. Isso me fez querer mudar para Londres!”

Embora Rausin tenha gostado do táxi, sua mãe, Krista, não pode dizer o mesmo sobre outros transportes públicos. “O trem em Londres simplesmente não era acessível”, diz Krista. “Havia um grande lance de escadas subindo, e meu marido, Eric, basicamente tinha de carregar Arielle pelas escadas, e eu carregava a cadeira de rodas para a plataforma.”

Em geral, as estações de trem na Europa não eram acessíveis. “Elas não eram a coisa mais divertida do mundo. Elas tinham escadas, muitas escadas. E as estações de metrô também.”

Viajar para Paris

A próxima parada da viagem foi Paris. “Londres foi provavelmente a mais fácil, porque quando chegamos a Paris havia ruas ainda mais estreitas”, diz Krista. “As ruas eram mais difíceis para Arielle, então Eric tinha que empurrar sua cadeira manual. Se ela tivesse uma cadeira motorizada, teria sido mais fácil para ela.”

Tanto a família Rausin quanto Mike Murphy destacaram a acessibilidade da Torre Eiffel. “Havia um elevador e plataformas ao redor da Torre Eiffel”, explica Krista. “Arielle poderia ir a qualquer lugar por lá. Era um pouco mais difícil para ela ver a vista por causa das paredes, mas ela ainda podia ver.”

Murphy reconheceu como as pessoas se esforçavam para ajudar. “Havia filas de três horas na Torre Eiffel”, diz Murphy. “Fui conduzido, com minha irmã e irmão, a uma entrada especial.”

“As pessoas foram extremamente úteis, não importa onde estivéssemos”, diz Krista. “Lembro que quando estávamos em Paris, dentro do metrô, as pessoas simplesmente pegavam o lado da cadeira de rodas (para ajudar Arielle), e nem olhavam para mim ou diziam uma palavra.”

Um elevador no Coliseu

A família Rausin também visitou Roma. “O Coliseu era acessível”, explica Krista. “Mas ao lado do Coliseu existem algumas ruínas que você pode visitar, mas é um trecho de paralelepípedos. Decidimos que iríamos visitá-las. Eric carregou Arielle, e eu carreguei a cadeira de rodas.”

O especialista em viagens James Glasbergen observa como o Coliseu é acessível, apesar de ele ter sido construído há tanto tempo. “O Coliseu tem mais de 2000 anos”, diz Glasbergen, “e é fantástico em termos de acessibilidade. Há um elevador muito moderno dentro dele que pode ir para o nível superior e descer até embaixo.”

Além de viajar para o Caribe, Quênia e Londres, após sua lesão, Mike Murphy também viajou para Roma. Embora tenha amado Roma, ele concorda que, por causa das ruas de paralelepípedos, a cidade não era totalmente acessível. “Lugares como Roma têm ruas muito sujas”, explica Murphy, um usuário de cadeira de rodas manual. “Eu uso luvas sem dedos, então acabei tendo que passar fita nos polegares, porque coloco o polegar na própria roda, e ele ficava preto.”

Arielle recomenda não viajar sozinha. “Acho que seria inteligente viajar com alguém”, diz Arielle. “Existem muitos obstáculos.”

Embora, como observa James Glasbergen, isso depende do seu nível de mobilidade. “Para as pessoas que precisam de assistência”, ele explica, “sempre recomendo que eles levem um cuidador pessoal de casa, em vez de contratar um. É mais caro e você nunca sabe o que vai receber.”

Viajando o mundo na cadeira de rodas

Scott Chesney, um palestrante motivacional que vive com paralisia (T7), vive em New Jersey e viajou o mundo duas vezes em cadeira de rodas. Primeiro em 1997, Chesney viajou para 15 países em 15 meses; depois, em 1999, ele viajou para 26 países em um ano.

“Eu queria que todas as cidades pudessem sediar as Olimpíadas”, diz Chesney, reconhecendo o efeito de sediar os Jogos. “Uma vez que sua cidade é escolhida para sediar os Jogos Olímpicos, obviamente ela sedia os Jogos Paraolímpicos.” Isso compromete as cidades a tornar suas ruas e locais acessíveis. “Os trabalhadores locais são treinados em conscientização e etiqueta sobre deficiências. É incrível.”

No entanto, Atenas, na Grécia, é aparentemente a exceção à teoria. “Havia tanta resistência dos motoristas de táxi”, diz Chesney. “Foi terrível. Na verdade, eu me escondia atrás dos carros e minha esposa chamada um táxi. Eles abriam a porta, eu literalmente tinha que pular para dentro, e eles eram obrigados a me levar.”

Ao viajar, Chesney garante que a melhor coisa a fazer é simplesmente conversar com quem já viajou. “Não reinvente a roda”, diz Chesney. “Entre em contato com aqueles que o fizeram. Peça a opinião deles. Essa é a beleza da Internet. Conectar-se com pessoas de outros países. Descubra o que é acessível e o que não é.”

“Você precisa ser o seu melhor defensor com as informações que coleta”, diz Chesney. “Você tem que fazer análises até com as menores coisas. E não olhe para isso em termos de ficar sobrecarregado e decidir não mais viajar. Não, você está apenas garantindo a tranquilidade, só isso.”

Seja um defensor

“As pessoas que viajam”, explica Krista Rausin, “precisam continuar a defender a si mesmas”.

Várias vezes durante suas viagens, Krista telefonou com antecedência para garantir que os funcionários da companhia aérea sabiam que sua filha Arielle precisava de uma cadeira com encosto reto, que é uma cadeira em forma de L sobre duas rodas, usada para levar o passageiro até seu assento, para onde ela é transferida. Infelizmente, Krista e Arielle ainda tiveram que conscientizar certas companhias aéreas, elas ainda tiveram de enfrentar problemas.

Scott Chesney diz que espera facilitar a mudança para outros usuários de cadeira de rodas. Ele não pede para receber um quarto de cortesia se o quarto de hotel não for acessível para cadeiras de rodas; ao invés disso, ele prefere educar a gerência.

“Isso é ser um defensor”, insiste Chesney. “Você quer fazer o que puder por si próprio, mas também quer ajudar ao próximo.”

Como em todas as aventuras e experiências de viagem, é importante se divertir. Krista tem um conselho principal. “Sorria muito. Apenas sorria para as pessoas, elas ficam mais relaxadas e mais dispostas.”

Recursos

Se você estiver procurando mais informações sobre como conquistar sua próxima viagem ou tiver uma pergunta específica, nossos especialistas em informações estão disponíveis nos dias úteis de segunda a sexta-feira, gratuitamente, no número 800-539-7309, das 9:00 às 17:00 ET.