Act Now: Ask your Representative to support the PRC!

Connect

Angústia moral: Procurando o Norte verdadeiro

Bússola moral

Surpreendentemente, nascemos com uma bússola interna projetada para nos manter alinhados na vida – uma bússola moral. Nossos valores e crenças pessoais servem para calibrar nossa bússola, de modo que cada pessoa tenha um senso único do Verdadeiro Norte. Ao encontrarmos uma situação que exige que nos afastemos de nossa posição alinhada, é nossa bússola moral que soa o alarme de que algo está errado. Nos sentimos em conflito. Saiu do curso.

O sofrimento moral é frequentemente vivenciado pelos receptores e prestadores de cuidados, devido às complexidades éticas inerentes à saúde atualmente. Existem tantas opções! Podemos fazer muito, mas deveríamos? Qual é a coisa “certa” a fazer? E quem determina o que é certo? Junte-se a nós para explorar essas perguntas e muito mais. A mitigação do sofrimento moral é possível quando procuramos entender as questões éticas, quando procuramos entender um ao outro e quando procuramos descobrir um meio termo comum. Ao fazer isso, nos orientamos e traçamos um percurso baseado no Norte Verdadeiro. Uma coisa boa mesmo.

Apresentado por Jane W. Barton. Ela ouve, escreve e fala com pacientes, familiares, cuidadores pastorais e profissionais de saúde que lidam com a experiência vivida de problemas sérios de doenças, cuidados, envelhecimento e fim da vida.