Act Now: Ask your Representative to support the PRC!

Connect

Tumores da medula espinhal

Entendendo tumores cerebrais e da medula espinhal

Tumores cerebrais e da medula espinhal apresentam crescimento anormal de tecido no interior do crânio ou na coluna vertebral óssea. Os tumores são classificados como benignos (não cancerosos) se as células que compõem o crescimento forem semelhantes às células normais, crescerem lentamente e estiverem confinadas a um local. Os tumores são malignos (cancerígenos) quando as células são diferentes das células normais, crescem rapidamente e podem se espalhar facilmente para outros locais.

Como o sistema nervoso central (SNC) está alojado em quartos rígidos e ósseos (crânio e coluna vertebral), qualquer crescimento anormal pode pressionar os tecidos nervosos sensíveis e prejudicar a função. Enquanto as células malignas em outras partes do corpo podem facilmente semear tumores no cérebro e na medula espinhal, os tumores malignos do SNC raramente se espalham para outras partes do corpo.

A maioria dos cânceres da medula espinhal é metastática, o que significa que eles surgem de uma grande variedade de cânceres primários. Estes incluem pulmão, mama, próstata, cabeça e pescoço, ginecológico, gastrointestinal, tireóide, melanoma e carcinoma de células renais.

Quando novos tumores começam a crescer no cérebro ou na medula espinhal, eles são chamados de tumores primários. Os tumores primários do SNC raramente crescem a partir de neurônios porque, uma vez maduros, eles não se dividem e se multiplicam. Em vez disso, a maioria dos tumores é causada por crescimento descontrolado entre células que circundam e suportam neurônios.

Os tumores primários do SNC – como gliomas e meningiomas – são nomeados pelos tipos de células que os compõem, sua localização ou ambos.

Causas

A causa da maioria dos tumores primários do cérebro e da medula espinhal permanece um mistério. Os cientistas não sabem exatamente por que e como as células do sistema nervoso ou de outras partes do corpo perdem sua identidade normal e crescem incontrolavelmente.

Algumas das possíveis causas sob investigação incluem vírus, genes defeituosos e produtos químicos. Os tumores cerebrais e da medula espinhal não são contagiosos ou, neste momento, evitáveis.

Os tumores da medula espinhal são menos comuns que os tumores cerebrais.

Cerca de 10.000 americanos desenvolvem tumores medulares primários ou metastáticos a cada ano. Embora os tumores da medula espinhal afetem pessoas de todas as idades, eles são mais comuns em adultos jovens e de meia idade.

Os tumores cerebrais afetam cerca de 40.000 americanos a cada ano. Cerca de metade desses tumores são primários e os demais são metastáticos

Sintomas

Os tumores cerebrais e da medula espinhal causam muitos sintomas diversos, que geralmente se desenvolvem lentamente e pioram com o tempo.

Alguns dos sintomas mais comuns de um tumor cerebral incluem:

  • Dores de cabeça
  • Convulsões, uma interrupção do fluxo normal da eletricidade das células cerebrais que pode levar a convulsões, perda de consciência ou perda do controle da bexiga
  • Náusea e vômito
  • Problemas de visão ou audição

O aumento da pressão intracraniana também pode diminuir o fluxo sanguíneo no olho e desencadear o inchaço do nervo óptico, que por sua vez causa visão turva, visão dupla ou perda parcial da visão.

Outros sintomas de um tumor no SNC podem incluir os seguintes: sintomas comportamentais e cognitivos, problemas motores ou de equilíbrio, dor, alterações sensoriais como dormência e diminuição da sensibilidade da pele à temperatura.

Diagnóstico e tratamento

Técnicas especiais de imagem, especialmente tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), melhoraram bastante o diagnóstico de tumores do SNC. Em muitos casos, esses exames podem detectar a presença de um tumor, mesmo que tenha menos de meia polegada de diâmetro.

Os três tratamentos mais usados são cirurgia, radiação e quimioterapia. Quando um tumor comprime a medula espinhal ou suas estruturas circundantes, corticosteroides podem ser administrados para reduzir o inchaço e preservar a função nervosa até que o tumor possa ser removido.

A cirurgia para remover o máximo de tumor possível é geralmente o primeiro passo no tratamento de um tumor acessível – desde que haja pouco risco de dano neurológico. Felizmente, os avanços neurocirúrgicos agora possibilitam aos médicos alcançar tumores que antes eram considerados inacessíveis.

Os médicos tratam a maioria dos tumores malignos, inacessíveis ou inoperáveis do SNC com radiação e/ou quimioterapia. A radioterapia bombardeia células tumorais com feixes letais de energia. A quimioterapia usa medicamentos que matam tumores que são administradas por via oral ou injetadas na corrente sanguínea. Os médicos costumam usar uma combinação de medicamentos para quimioterapia.

O resultado geral da radioterapia nem sempre é bom. A radiação pode danificar a mielina da medula espinhal, o que pode levar à paralisia. Os pesquisadores estão procurando maneiras melhores de atingir a radiação ou aumentar sua eficácia, talvez tornando o tecido do tumor mais vulnerável.

Os pesquisadores estão estudando a braquiterapia (pequenos grânulos radioativos implantados diretamente no tumor) como a maneira ideal de administrar radioterapia ao tumor, poupando tecidos normais.

Algumas células dentro dos tumores são bastante resistentes à radiação. Usando uma abordagem de terapia genética, os cientistas esperam matar essas células inserindo um gene “suicida” que possa tornar as células tumorais sensíveis a certas drogas ou programar as células cancerígenas para se autodestruírem.

Bloquear a formação de vasos sanguíneos (angiogênese) é uma ferramenta muito promissora para o tratamento de vários tipos de câncer. Como os tumores cerebrais são os mais angiogênicos de todos os cânceres, o bloqueio do suprimento sanguíneo pode ser especialmente eficaz.

A lâmina gama é uma ferramenta mais nova que fornece um feixe de energia de radiação precisamente focado, que fornece uma dose única de radiação no alvo. A lâmina gama não requer uma incisão cirúrgica. Os médicos descobriram que isso pode ajudá-los a alcançar e tratar alguns pequenos tumores que não são acessíveis através de cirurgia.

Embora a maioria dos tumores primários da medula espinhal não seja fatal, eles podem causar incapacidade significativa. Os objetivos da reabilitação incluem melhoria funcional na mobilidade, autocuidado e controle da dor.

Recursos

Se você estiver procurando mais informações sobre tumores cerebrais e da medula espinhal ou tiver uma pergunta específica, nossos especialistas em informações estão disponíveis em dias úteis de segunda a sexta-feira, de segunda a sexta-feira, gratuitamente, no número 800-539-7309, das 9h às 17h ET.