Act Now: Thank Your Legislators for Fully Funding the PRC!

Connect

Encontre um centro de reabilitação

Perguntas importantes a serem feitas

Depois que uma pessoa se estabilizar após uma lesão na medula espinhal, ela irá a um hospital especializado chamado centro de reabilitação.

Embora a unidade mais próxima seja a mais conveniente, e possa oferecer muitas vantagens em termos de apoio da família e dos amigos, ela pode não oferecer o nível de serviço necessário em uma lesão ou doença complexa.

É muito importante localizar o centro de reabilitação mais adequado para receber cuidados personalizados para lesões na medula espinhal que facilitarão a recuperação máxima.

Algumas das perguntas mais importantes a serem feitas na escolha de um centro de reabilitação incluem:

  • A unidade tem experiência com o diagnóstico ou condição específica?
  • Quantos pacientes com o diagnóstico ou condição específica a instituição atende por ano?
  • Até que ponto o paciente está disposto a viajar ou se afastar da família?
  • A instalação possui terapias de ponta?
  • O tempo de funcionamento da instalação é apropriado?
  • Qual é a proporção equipe/paciente?
  • A instalação é credenciada – ou seja, atende aos padrões profissionais de atendimento às suas necessidades específicas?

Abaixo estão alguns recursos para referência ao localizar uma instalação credenciada.

Centros do sistema de modelo de lesão medular

O Instituto Nacional de Pesquisa sobre Incapacidade, Vida Independente e Reabilitação (NIDILRR) financia 14 Centros do Sistema de Modelo de Lesão Medular nos EUA.

Os Centros do Sistema de Modelo de Lesão Medular são líderes nacionais em pesquisa médica e atendimento a pacientes, e fornecem serviços abrangentes, desde o ponto de lesão até a reabilitação e a reinserção na vida comunitária plena.

Atualmente, essas instalações estão localizadas no Alabama, Califórnia, Colorado, Flórida, Geórgia, Illinois, Kentucky, Massachusetts, Michigan, Nova Jersey, Pensilvânia e Washington.

Cada Centro contribui com o Data Center dos Sistemas de Modelo de LME, participa de pesquisas independentes e colaborativas e fornece informações e recursos para indivíduos com LME, familiares e cuidadores, profissionais de saúde e público em geral.

Site: www.msktc.org

Telefone: 206-685-4181

Comissão de credenciamento de instalações de reabilitação (CARF)

A Comissão de Credenciamento de Instalações de Reabilitação (CARF) é outro recurso para localizar instalações de reabilitação credenciadas. Para receber a certificação do CARF, uma instalação deve passar por uma análise aprofundada de seus serviços.

Há uma diferença entre uma acreditação geral do CARF e uma específica para lesão medular, portanto, solicite uma lista de centros credenciados por lesão medular usando os detalhes de contato abaixo.

Site: www.carf.org
Telefone: 888-281-6531 (ligação gratuita)

Centros de reabilitação pediátrica

Embora a idade do seu filho tenha um papel fundamental na determinação de quais são os melhores centros de reabilitação, existem vários programas excelentes personalizados para pacientes pediátricos. Como pais, lembre-se de fazer perguntas e consultar os recursos.

  • O Hospital Infantil Shriners foi o primeiro sistema de saúde do país a desenvolver centros de reabilitação de lesões na medula espinhal projetados especificamente para crianças. Sua pesquisa inovadora levou a técnicas de tratamento inovadoras, fornecendo cuidados que ajudam as crianças a levar uma vida plena, ativa e saudável.

A Unidade de Reabilitação Pediátrica Kennedy Krieger apoia serviços abrangentes e interdisciplinares de tratamento, avaliação e acompanhamento de pacientes com função diminuída devido a uma variedade de causas, como lesão cerebral e lesão medular.

Conhecendo sua equipe de reabilitação

Outro aspecto da boa reabilitação é a amplitude e a qualidade da equipe profissional disponível. Entre as profissões que você pode esperar encontrar em uma equipe de reabilitação:

Fisiatra
Um fisiatra é um médico especializado em medicina física e reabilitação. Os fisiatras tratam uma ampla variedade de problemas, desde dores nos ombros até lesões na medula espinhal, além de tratar dores agudas e crônicas e distúrbios musculoesqueléticos.

Os fisiatras coordenam o processo de reabilitação a longo prazo para pacientes com lesões na medula espinhal, câncer, derrame ou outros distúrbios neurológicos, lesões cerebrais, amputações e esclerose múltipla.

Enfermeiras de reabilitação
Enfermeiras com treinamento especializado em princípios de reabilitação e restauração trabalham em colaboração com o restante da equipe de reabilitação para resolver problemas e gerenciar questões médicas complexas.

As enfermeiras de reabilitação são especialistas em bexiga, intestino, nutrição, dor, integridade da pele, respiração, autocuidado, coordenação de esquemas médicos e questões relacionadas. Elas fornecem educação permanente ao paciente e à família, estabelecem metas para a independência e definem planos de cuidados para manter o bem-estar ideal.

As enfermeiras de reabilitação começam a trabalhar com indivíduos e suas famílias logo após o início de uma lesão ou doença crônica, e continuam a prestar apoio após o retorno do indivíduo a casa, trabalho ou escola.

Terapia ocupacional
Um terapeuta ocupacional (TO) é hábil em ajudar as pessoas a aprender ou reaprender as atividades diárias necessárias para alcançar a independência máxima. Os TOs oferecem programas de tratamento para ajudar a tomar banho, vestir-se, preparar uma refeição, limpar a casa, participar de artes e ofícios ou jardinagem. Eles fazem recomendações e oferecem treinamento com equipamentos adaptáveis para substituir a função perdida.

Os TOs também avaliam ambientes domésticos e de trabalho e fazem recomendações para adaptações. O terapeuta ocupacional também orienta os familiares e cuidadores em métodos seguros e eficazes de cuidar das pessoas. Além disso, eles vão além do trabalho para melhorar as habilidades físicas, concentrando-se na comunidade fora do hospital.

Fisioterapia
Os fisioterapeutas (FT) tratam deficiências resultantes de deficiências motoras e sensoriais. Seu objetivo é ajudar as pessoas a aumentar a força e a resistência, melhorar a coordenação, reduzir a espasticidade, manter os músculos dos membros paralisados, proteger a pele das úlceras de pressão e obter maior controle sobre a função da bexiga e do intestino.

Os FTs também ensinam técnicas para o uso de dispositivos auxiliares, como cadeiras de rodas, bengalas ou aparelhos. Além de exercícios e tratamentos “práticos”, os fisioterapeutas também educam as pessoas a cuidarem de si mesmas.

Os FTs também podem trabalhar com articulações e garantir sua amplitude de movimento e usar métodos como ultrassom, compressas quentes e gelo.

Outros terapeutas que você deve encontrar na unidade de reabilitação incluem:

  • Os terapeutas de recreação ajudam as pessoas a descobrir a ampla variedade de opções de recreação disponíveis em sua comunidade.
  • Os terapeutas profissionais ajudam as pessoas a avaliar suas habilidades profissionais e a trabalhar com a reabilitação profissional do estado ou outras agências para obter equipamentos, treinamento e colocação.
  • Muitas clínicas de reabilitação têm especialistas em posicionamento e postura para ajudar as pessoas a escolherem a melhor cadeira de rodas, almofada e equipamento de posicionamento.
  • A maioria das instalações tem psicólogos de reabilitação para ajudar as pessoas com as mudanças de vida muitas vezes dramáticas que seguem doenças ou traumas.
  • O aconselhamento sexual e familiar é essencial para a maioria dos programas de reabilitação, a fim de ajudar os pacientes a entender melhor a função sexual, o planejamento familiar, etc.

Recursos

Se você estiver procurando mais informações sobre como encontrar ou escolher uma unidade de reabilitação, nossos especialistas em informações estão disponíveis nos dias úteis de segunda a sexta-feira, gratuitamente, no número 800-539-7309, das 9:00 às 17:00 ET.