Act Now: Ask your Representative to support the PRC!

Connect

Lesão do plexo braquial

O que é uma lesão do plexo braquial?

As lesões do plexo braquial são causadas por alongamento excessivo, lacrimejamento ou outro traumatismo em uma rede de nervos da coluna vertebral ao ombro, braço e mão.

Os sintomas podem incluir um braço flácido ou paralisado, perda de controle muscular no ombro, braço, mão ou punho e falta de sensibilidade ou sensação no braço ou na mão.

As lesões geralmente ocorrem após a acidentes veiculares, lesões esportivas, ferimentos a bala ou cirurgias. Muitas lesões do plexo braquial ocorrem durante o nascimento, se os ombros do bebê forem impactados durante o processo de nascimento (chamado distócia do ombro), causando o estiramento ou ruptura dos nervos do plexo braquial.

Algumas lesões do plexo braquial podem ser curadas com pouco ou nenhum tratamento.Muitas crianças melhoram ou se recuperam aos 3-4 meses de idade.Para expandir a amplitude de movimento e acelerar a reabilitação, geralmente são empregadas terapias físicas e ocupacionais. No entanto, algumas pessoas que parecem estar recuperadas terão problemas secundários meses ou anos depois.

Tratamento

O tratamento para lesões do plexo braquial inclui fisioterapia ou terapia ocupacional e, em alguns casos, cirurgia.O local e o tipo de lesão do plexo braquial determinam o prognóstico.

Para lesões por avulsão (rasgos) e ruptura, não há potencial de recuperação, a menos que a reconexão cirúrgica seja feita em tempo hábil.

Para lesões de neuroma (cicatrizes) e neuropraxia (alongamento), o potencial de recuperação é mais encorajador. A maioria dos pacientes com lesões por neuropraxia recupera uma quantidade significativa de função.

A principal área de preocupação para a maioria das pessoas com lesões no plexo braquial é geralmente o tratamento da dor, que pode ser crônica e extrema, e que geralmente não responde bem a muitos analgésicos.

Aqueles com uma lesão no plexo braquial relacionada ao nascimento variam muito em relação à dor. Alguns não sentem dor, pois sua sensação é diminuída; outros são hipersensíveis à dor e a qualquer estímulo.

Alguns podem eventualmente sentir dor do lado não afetado porque cronicamente usam demais o braço não ferido para as atividades diárias.

De acordo com a United Braquial Plexus Network, lesões obstétricas deste tipo não são relatadas aos Centros de Controle de Doenças; portanto, muitos casos são diagnosticados incorretamente ou referidos como Paralisia de Erb.

Recursos

Se você estiver procurando mais informações sobre lesões do plexo braquial ou tiver uma pergunta específica, nossos especialistas em informações estão disponíveis em dias úteis de segunda a sexta-feira, de segunda a sexta-feira, gratuitamente, no número 800-539-7309, das 9h às 17h ET.

Fontes: United Brachial Plexus Network, Brachial Plexus Palsy Foundation, National Institute of Neurological Disorders and Stroke.