Act Now: Thank Your Legislators for Fully Funding the PRC!

Connect

Escolhendo a cadeira de rodas certa

Noções básicas sobre cadeira de rodas

As pessoas não estão “confinadas” a suas cadeiras de rodas – elas na verdade ganham liberdade com suas rodas. Uma pessoa com paralisia pode andar tão rapidamente em uma cadeira de rodas quanto qualquer outra pessoa pode caminhar. Uma cadeira de rodas oferece às pessoas acesso ao trabalho e às compras, ou a qualquer outra viagem fora de casa.

De certa forma, uma cadeira de rodas é como uma bicicleta: Existem muitos modelos e estilos para escolher, incluindo importadas, leves, modelos de corrida, etc.

A cadeira também é como um par de sapatos – existem estilos distintos para fins especiais, como tênis ou trilhas acidentadas. Se o ajuste não for adequado, o usuário não poderá se sentir confortável e, portanto, não poderá alcançar a função máxima.

Selecionar a cadeira certa, especialmente para um usuário de cadeira de rodas iniciante, pode ser confuso. É sempre uma boa ideia trabalhar com um terapeuta ocupacional (TO) que tenha experiência com vários tipos de cadeiras de rodas.

Muitas pessoas escolhem sua primeira cadeira porque foi a que a seguradora estava disposta a pagar. A segunda, no entanto, é frequentemente escolhida por estilo, desempenho ou outros recursos.

Cadeiras manuais

As pessoas com força na parte superior do corpo geralmente usam uma cadeira manual – ela é impulsionada, é claro, empurrando os braços para a frente enquanto as mãos agarram os aros da roda.

Há pouco mais de uma geração, a cadeira padrão era um gigante cromado que pesava cerca de 20 quilos. A cadeira padrão de hoje vem em todas as cores que você pode imaginar e tem muito menos da metade desse peso.

A cadeira moderna foi projetada para um desempenho muito superior – elas são mais precisas e muito mais fáceis de empurrar do que as cadeiras do passado. As cadeiras de peso leve, seja com uma estrutura rígida ou dobrável, também são mais fáceis para colocar e tirar do carro.

De um modo geral, uma estrutura rígida (que não se dobra) transfere mais energia do ciclista para o movimento de avanço do que uma unidade dobrável. A principal vantagem de uma cadeira dobrável, no entanto, é a portabilidade; algumas unidades dobráveis podem até caber no compartimento superior de um avião.

Nos últimos anos, os fabricantes de cadeiras adicionaram sistemas de suspensão como opção, o que facilita consideravelmente o deslocamento. Em compensação, isso envolve mais peso (os amortecedores acrescentam alguns quilos) e preço (mais alto).

Também estão disponíveis produtos no mercado de reposição (por exemplo, Frog Legs) para adicionar suspensão aos garfos dianteiros. Eles são muito populares e foram aprovados para reembolso pelo Medicare. Outra inovação importante é o uso de titânio super leve em estruturas de cadeira de rodas. O peso leve é melhor para os ombros. Ti lidera o grupo nos EUA

Também existem muitas opções para rodas e pneus, incluindo inovações de desempenho, tração fora de estrada e alto estilo. Uma empresa chamada Spinergy criou uma linha de alto desempenho de aros para cadeiras de rodas. Eles são leves e autênticos. A empresa lançou recentemente um inovador aro de tração. O FlexRim de borracha macia faz uma ponte entre o aro e o pneu, permitindo um impulso mais fácil e com baixo impacto, protegendo as mãos e os braços do impacto.

Alternativas de propulsão: Você não precisa empurrar um aro da roda para fazer a cadeira se mover. Existem algumas cadeiras no mercado acionadas por alavanca, ambas divulgando que os ombros não são danificados da maneira que seriam com o empurrão padrão no aro.

  • A Pivot Dual Lever Drive substitui as rodas traseiras de liberação rápida de qualquer cadeira de rodas manual; a Pivot vem com cinco níveis de esforço.
  • A Wijit Wheelchair permite que o usuário empurre com metade do esforço do que costumava fazer com uma cadeira de rodas convencional.

Cadeiras motorizadas

Quem não consegue empurrar pode precisar de uma cadeira de rodas ou scooter alimentada por um motor elétrico e baterias, e controlada por um joystick.

Cadeiras motorizadas vêm em vários estilos básicos. O estilo tradicional se parece com uma cadeira de rodas reforçada, além de todo o volume extra de baterias, motores e sistemas de controle. Existem também cadeiras motorizadas com modelo de plataforma, com assento de aparência mais comum ou cadeira de capitão fixada sobre uma base motorizada. As scooters são fornecidas em configurações de três e quatro rodas e são mais frequentemente usadas por pessoas que não precisam delas em período integral.

Vinte anos atrás, o mercado de cadeiras motorizadas estava limitado a apenas algumas marcas e modelos. A inovação expandiu as opções em direção a cadeiras mais leves, mais poderosas e muito mais rápidas. A maioria das cadeiras motorizadas possui tração traseira, mas cadeiras com tração central e dianteira conquistaram uma fatia do mercado. Estas são mais fáceis de girar e são bastante ágeis em espaços apertados.

Existem modelos robustos e prontos para off-road; existem modelos que dobram para viajar; existem cadeiras motorizadas que podem ser personalizadas para as necessidades mais complexas das pessoas com paralisia. A escolha certa para cada usuário é baseada em muito mais que estilo.

A instalação e a configuração de uma cadeira elétrica de acordo com as necessidades requer ajuda especializada de um TO ou de um fornecedor médico durável e respeitável. Como você encontra o fornecedor certo? Pergunte por aí, pergunte a um TO, leia os fóruns de discussão sobre equipamentos on-line.

Precisa de uma cadeira nova? Você precisará trabalhar com suas fontes de financiamento, especialistas em TO e assentos, e seu fornecedor de reabilitação para obter a melhor cadeira para suas necessidades e defender sua escolha no caso de uma recusa de reembolso.

Certamente, o reembolso é uma questão essencial para todas as compras de equipamentos médicos duráveis, especialmente para itens de alto custo, como cadeiras elétricas (que podem custar mais do que um Honda com todos os opcionais). O setor de mobilidade elétrica tem sido alvo de investigações federais sobre fraudes no Medicare.

De acordo com um relatório do governo de 2011, 80% das reivindicações do Medicare para cadeiras de rodas motorizadas não atendiam aos requisitos de cobertura e não deveriam ter sido pagas pelo Medicare. Portanto, na tentativa de reduzir fraudes, o Medicare mudou algumas de suas regras de reembolso. Isso, juntamente com um sistema limitador de escolha de lances competitivos, foi recebido com muita resistência na comunidade de pessoas com deficiência.

Baterias

A duração da bateria é uma questão crucial para os usuários de cadeiras de rodas. A falha no gerenciamento dessa fonte de energia pode levar a situações difíceis ou irritantes, principalmente se você estiver longe de casa.

As baterias da cadeira motorizada devem ser da variedade de “ciclo profundo” de 24 volts, descarregadas por longos períodos, em oposição a uma bateria de um carro (12 volts) usada para rajadas curtas de energia. As unidades de ciclo profundo são fornecidas em vários tamanhos: por exemplo, Grupo 22, Grupo 24 e Grupo 27. Quanto maior o número do grupo, maior a bateria e mais energia ela armazena.

Existem três tipos de baterias:
Baterias de chumbo-ácido ou “úmidas” criam energia elétrica quando o chumbo e o ácido sulfúrico interagem. Essas células da bateria precisam ser preenchidas periodicamente com água destilada, talvez uma vez por mês. A principal vantagem de uma bateria de célula úmida é o menor custo. A principal desvantagem é que elas podem exigir um tratamento especial, especialmente em voos.

As baterias de gel não têm líquido para derramar ou encher. Elas são mais caras que as versões de bateria úmida, mas têm um ciclo de vida mais longo e são muito preferidas para viagens aéreas.

As baterias de tapete de vidro absorvente (TVA), como unidades de gel, não precisam de manutenção e são boas para voar. São muito resistentes, mantêm uma carga melhor e duram o dobro do tempo que as baterias de chumbo-ácido padrão. Elas também são as mais caras.

Às vezes, as baterias da cadeira de rodas são as mesmas usadas na indústria náutica. Se você pagar suas próprias baterias diretamente, poderá economizar dinheiro comprando baterias navais de ciclo profundo. Certifique-se de verificar as especificações do fabricante da cadeira.

Auxílio motorizado

O manual padrão leve pode ser elaborado com um motor pequeno e poderoso, afixado nas unidades de roda ou fixado na base da cadeira. Quando a assistência é ativada, um empurrão para a frente no apoio manual dá um forte impulso à cadeira.

O e.motion serve muitos tipos de cadeiras. O Xtender está disponível em alguns modelos Quickie em duas versões, uma que aumenta a força aplicada aos aros em um fator de 1,5, e uma que aumenta em um fator de 3.

Esses cubos de assistência adicionam bastante peso à cadeira (de 17 a quase 22 quilos) e são bastante caros (US$ 5.000 a US$ 8.000), mas as vantagens são fantásticas, especialmente para tetraplégicos de nível inferior e qualquer pessoa com ombros doloridos que não terá que se esforçar para subir morros íngremes.

O alcance aumentará drasticamente usando o auxílio, economizando energia e desgaste pessoal nos manguitos do rotador. Além disso, a cadeira não se parece com uma unidade motorizada reforçada: Parece mais ou menos “normal”.

O SmartDrive é a opção de auxílio motorizada mais recente para cadeiras manuais. Trata-se de uma roda motriz portátil (5 quilos) que facilmente se prende à base da cadeira; uma bateria fica sob o assento.

Outra opção, essa sem baterias ou motores, MagicWheels, rodas de cadeira de rodas de duas marchas que têm uma marcha mais baixa para inclinações, quando necessário, com um clique no cubo, a cerca de um terço do custo das unidades motorizadas.

Se os usuários enfatizarem o potencial aumento dos benefícios de saúde dos dispositivos auxiliares motorizados (poupando os ombros), muitas seguradoras os cobrirão, incluindo o Medicare.

Cadeiras para crianças

Os corpos das crianças estão crescendo e mudando, o que significa que suas cadeiras devem ser ajustadas ou substituídas com mais frequência do que as cadeiras de adultos. Como as cadeiras não são baratas e as seguradoras geralmente impõem limitações à substituição, a maioria dos fabricantes oferece cadeiras ajustáveis para acomodar uma criança em crescimento.

As empresas de cadeiras de rodas também oferecem cadeiras para crianças que não parecem “médicas”. As aparências modernas oferecem designs mais simplificados, estofamento mais divertido e cores de chassi diferentes.

A Colours oferece o Little Dipper, ou o Chumpe. Da mesma forma, o Sunrise Quickie Zippie e o Invacare Orbit são feitos para usuários mais jovens que desejam andar com um pouco de estilo.

Assentos e posicionamento

As pessoas que vivem com paralisia correm um alto risco de úlceras de pressão e, portanto, geralmente requerem almofadas e sistemas de assento especiais para aliviar a pele.

Existem vários tipos básicos de material de almofada, cada um com benefícios para certos tipos de usuários: ar, espuma ou líquido (por exemplo, gel), uma variedade mais dinâmica, com partes móveis.

Não existe um produto único que sirva para todos. A almofada certa pode proporcionar conforto, posicionamento correto e evitar úlceras de pressão, mas não precisa atender a todos esses critérios para todos os usuários.

Uma pessoa ambulatorial que usa apenas uma cadeira de rodas para fazer compras não tem as mesmas necessidades que um tetraplégico de nível alto que passa dezoito horas por dia em uma cadeira motorizada, por isso é importante entender completamente suas necessidades e selecionar a almofada apropriada, pesando os prós e contras dos diferentes estilos.

A espuma é o material mais barato para uma almofada. Também é leve e não vaza ou perde ar. Porém, ela se desgasta, perdendo a compressão ao longo do tempo.

Almofadas de flutuação de ar, como o popular modelo ROHO, fornecem suporte usando uma bexiga de borracha com ar distribuído uniformemente. Elas funcionam bem, mas podem vazar; e também exigem ajustes no ar quando você mude de altitude.

Outro tipo de almofada de ar, o Vetor Vicair, emprega muitas células de ar pequenas e permanentemente seladas. A almofada pode ser ajustada abrindo o revestimento e removendo ou adicionando células de ar. A almofada de ar BBD é um modelo barato de câmara única que ainda é amplamente utilizado para alívio de pressão. Almofadas de gel, como a Jay, são preenchidas com gel de fluxo lento. Elas são populares e eficazes para a proteção da pele, mas também são um pouco pesadas.

A Aquila é um exemplo de almofada dinâmica; possui uma bomba oscilante que alterna a pressão. A teoria é que o assento pode continuar por períodos mais longos se a pressão for alternada sem pressão. Isso aumenta o peso da cadeira e, como a bomba funciona com baterias, exige mais atenção que uma almofada estática.

Outra almofada dinâmica com mudança de pressão é a Ease. Alguns usuários podem se beneficiar de uma almofada personalizada, feita de acordo com o seu corpo. A linha Aspen usa um invólucro plástico fino e contornado, gerado a partir do molde do cliente.

Para obter uma lista dos sistemas de almofadas e assentos disponíveis, consulte Diretório de Produtos e Serviços para Deficientes da United Spinal Association, que oferece análises de muitos produtos relacionados a cadeiras de rodas. É melhor falar com um especialista em assentos e posicionamento para escolher o produto certo.

Inclinação ou reclinação

Algumas pessoas usam cadeiras de rodas especiais para distribuir a pressão e, assim, reduzir o risco de feridas na pele. Essas cadeiras também aumentam o conforto e a tolerância ao sentar.

Um tipo de cadeira, chamado “inclinação no espaço”, altera a orientação de uma pessoa, mantendo os ângulos fixos do quadril, joelho e tornozelo. Como efeito, todo o assento se inclina. A outra opção de cadeira é um sistema de reclinação, que basicamente altera o ângulo do assento para trás, achatando as costas da cadeira e, em alguns casos, levantando as pernas para formar uma superfície plana.

Um sistema de inclinação redistribui a pressão das nádegas e coxas posteriores para o tronco e a cabeça posteriores. O sistema mantém a postura e evita o cisalhamento (a fricção dos tecidos se arrasta pela superfície). Uma desvantagem: Se o usuário estiver sentado em uma estação de trabalho, por exemplo, a inclinação exige que ele se afaste da mesa para evitar bater nela com os joelhos ou os pés.

Os sistemas de reclinação abrem o ângulo do assento para trás e, em combinação com a elevação dos apoios de pernas, abrem o ângulo do joelho. Existem algumas vantagens em um sistema de reclinação para comer, fazer transferências ou auxiliar nos programas de intestino ou bexiga, pois tudo é mais fácil de fazer deitado.

De um modo geral, o sistema de reclinação oferece mais alívio de pressão do que a inclinação, mas com um risco maior de cisalhamento. Elevar as pernas pode ser benéfico para pessoas com edema. Tanto a inclinação quanto a reclinação devem ser montadas e prescritas por especialistas em assentos e posicionamento.

Em pé

Cadeiras em pé agem como cadeiras manuais normais, mas também ajudam o usuário a se levantar. Há muitas vantagens em ficar alto em casa, na escola e no local de trabalho.

Algumas cadeiras manuais vêm com um auxílio motorizado para ativar o mecanismo de elevação. Algumas cadeiras motorizadas também permitem que o usuário se levante para uma posição ereta, com a vantagem do contato olho a olho com outras pessoas. Consulte Permobil ou Redman.

A desvantagem: Elas não são baratas e são pesadas para uma cadeira de uso cotidiano. Ficar em pé também traz benefícios físicos. Ajuda a prevenir úlceras de pressão, melhora a circulação e a amplitude de movimento e, para alguns, reduz espasmos e contrações.

Alguns anos atrás, a Hines VA informou que pessoas que permanecem em pé por 30 minutos ou mais por dia “tiveram uma qualidade de vida significativamente melhorada, menos escaras, menos infecções da bexiga, maior regularidade intestinal e maior capacidade de endireitar as pernas”.

Chassi permanentes também estão disponíveis. EasyStand oferece vários modelos, incluindo uma unidade pediátrica. Algumas, como a Stand Aid, são motorizadas. Outros chassi de pé são mais rudimentares – basicamente um chassi estático que suporta uma pessoa paralisada na posição de pé.

Recursos

Existem outras cadeiras especiais disponíveis, incluindo triciclos ultra leves para corridas de rua; cadeiras com curvatura extra para tênis e basquete (não tombam); cadeiras pesadas de quatro rodas para uso off-road; cadeiras com pneus grandes para a praia e até cadeiras com pneu de trator para quem não resiste a encarar os terrenos mais difíceis.

Se você estiver procurando mais informações sobre cadeiras de rodas ou tiver uma pergunta específica, nossos especialistas em informações estão disponíveis nos dias úteis de segunda a sexta-feira, gratuitamente, no número 800-539-7309, das 9:00 às 17:00 ET.

Além disso, a Fundação Reeve mantém livretos educacionais sobre cadeiras de rodas com recursos adicionais de fontes confiáveis da Fundação Reeve. Verifique nosso repositório de livretos educacionais sobre centenas de tópicos, desde recursos estaduais a complicações secundárias de paralisia.

Também encorajamos você a entrar em contato com outros grupos e organizações de apoio, incluindo:

  • USA TechGuide é um guia para cadeiras de rodas e tecnologia assistiva, incluindo várias análises de equipamentos de mobilidade. Patrocinado pela United Spinal Association.
  • WheelchairJunkie é um site engenhoso e opinativo operado por Mark E. Smith, que se descreve como “gonzo da cadeira de rodas motorizada”.