Act Now: Ask your Representative to support the PRC!

Connect

Opções para cadeiras de rodas motorizadas

Opções, acessórios e componentes críticos para cadeiras de rodas motorizadas

Uma cadeira de rodas motorizada pode fornecer mobilidade segura, oportuna e independente para um indivíduo, mas a capacidade de sentar e funcionar com ela por 12 a 18 horas por dia deve-se principalmente aos componentes e acessórios críticos usados para melhorar a qualidade de vida. As cadeiras de rodas motorizadas complexas para reabilitação são projetadas para fornecer ajuste e função para a pessoa para a qual são prescritas, e isso geralmente inclui componentes adicionais essenciais para o uso bem-sucedido da cadeira. Uma cadeira pode ter várias opções, acessórios e componentes críticos que atendem às necessidades físicas, funcionais e ambientais do usuário. Muitos desses itens podem ser financiados por terceiros; embora alguns possam precisar ser adquiridos pelo indivíduo. Neste artigo, Jay Doherty, OTR, ATP/SMS, Diretor de Educação Clínica, Quantum Rehab, discute os componentes que são frequentemente considerados os mais significativos e por que é importante que essa informação esteja disponível para um usuário de cadeira de rodas, para que ele ou ela pode tomar uma decisão informada.

Quais componentes são mais importantes e o que eles fornecem?

Inclinação motorizada
A inclinação motorizada é um componente crítico que fornece benefícios significativos para o usuário de cadeira de rodas. A inclinação mantém os ângulos da posição sentada, enquanto desloca o peso corporal para trás. A principal razão pela qual a inclinação é adicionada a uma cadeira de rodas motorizada é o gerenciamento de pressão. Isso é essencial para o indivíduo descarregar a superfície do assento e minimizar o risco de desenvolver uma úlcera por pressão. Existem muitos outros benefícios da inclinação, como, entre outros: reposicionamento independente para maior tolerância ao sentar, alteração do efeito da gravidade para melhor produção da respiração e da fala, orientação no espaço para melhor linha de visão e suporte assistido pela gravidade para controle da cabeça e tronco.

Reclinação motorizada
A reclinação motorizada também é um componente crítico que aprimora ainda mais as capacidades da cadeira de rodas. A reclinação motorizada permite que a pessoa fique quase totalmente plana, o que ajuda no gerenciamento da pressão, pois permite que o peso corporal seja distribuído na maior área de superfície possível, para que as proeminências ósseas não causem desconforto ou aumento de pressão nessas áreas. A reclinação também permite que a pessoa faça pausas da gravidade, descanse e se recupere. O indivíduo pode esticar seus músculos, ligamentos e articulações, bem como posicionar-se onde o controle do intestino e da bexiga pode ocorrer, especialmente quando ele ou ela é incapaz de se transferir da cadeira motorizada para realizar essas atividades. Também é essencial para indivíduos que necessitam de uma transferência supina. Para maximizar o benefício dos assentos motorizados, uma combinação de inclinação e reclinação permite que a pessoa alcance todos os ângulos e posições necessárias para sentar-se confortavelmente com a cadeira de rodas motorizada durante o dia.

Apoios motorizados para pernas ou plataforma para pés com articulação motorizada
Apoios com elevação motorizada para pernas ou plataforma para pés com articulação motorizada (também chamada de AFP) é outro componente crítico necessário sempre que a reclinação motorizada é usada. Permite elevar as pernas enquanto a reclinação motorizada se move, e é necessária para garantir o movimento adequado do corpo e impedir que a pelve deslize para a frente quando a reclinação for utilizada. Além disso, são necessários apoios com elevação motorizada para pernas ou um AFP para alguns indivíduos com inchaço ou edema nas pernas. A elevação para pernas, junto com a inclinação e a reclinação, eleva os pés 30 cm acima do coração para circulação e retorno linfático. Também existem outros motivos para este componente, incluindo a capacidade de alterar a posição dos quadris e joelhos para evitar contraturas ou acomodar contraturas nos membros inferiores, se estiverem presentes. Além disso, a capacidade de levantar e abaixar as pernas pode melhorar o acesso ao ambiente do usuário de cadeira de rodas, mantendo a altura do assento baixa o suficiente para ficar embaixo das mesas e permitindo que a placa dos pés se afaste do caminho ao navegar por rampas e soleiras.

Altura do assento ajustável motorizadamente
Outro componente que é fundamental para a independência do usuário de cadeira de rodas é a Altura do assento ajustável motorizadamente. Isso permite que uma pessoa mantenha sua posição sentada e controle a altura do sistema de assento ao longo do continuum vertical. Também aumenta a segurança e garante transferências rápidas e eficientes, maior alcance e funcionamento, e uma linha de visão aprimorada ao dirigir a cadeira motorizada. Além disso, a altura ajustável do assento motorizado permite que o indivíduo altere a altura da cadeira enquanto dirige, além de operar com segurança a cadeira na posição totalmente elevada. Essencialmente, isso aumenta a funcionalidade de uma cadeira de rodas motorizada.

Quais acessórios são mais importantes e o que eles oferecem?

Bandeja de ventilador e/ou suporte para tanque de oxigênio
Um acessório medicamente necessário que deve ser considerado para as pessoas que respiram com assistência mecânica ou podem precisar fazer isso no futuro é uma bandeja de ventilação. Existem muitos tipos diferentes de ventiladores, portanto, os fabricantes de cadeiras de rodas motorizadas têm opções diferentes disponíveis para se adequar à maioria dos equipamentos utilizados. Um suporte para tanque de oxigênio também pode ser clinicamente necessário para uma pessoa que requer oxigênio suplementar, com ou sem ventilador. Embora a mobilidade fornecida por uma cadeira de rodas motorizada possa diminuir a demanda de oxigênio do usuário, o oxigênio pode ser essencial para uma pessoa funcionar em seu ambiente.

Suportes de amarração de trânsito e componentes de trânsito ocupado
Os suportes de amarração de trânsito são essenciais para quem transporta sua cadeira em um veículo em movimento. Se o indivíduo permanecer em sua cadeira enquanto estiver em um veículo em movimento, serão necessários componentes adicionais de trânsito ocupado. Também está disponível um sistema de trânsito ocupado, que adiciona a correia de transporte para que um indivíduo possa ser transportado em um veículo enquanto permanece em sua cadeira de rodas motorizada, se atender aos critérios de teste de colisão ocupado.

Luzes
Outro acessório que oferece segurança e conveniência aos usuários de cadeiras de rodas é um pacote de iluminação. A iluminação pode ser integrada aos para-lamas da cadeira de rodas motorizada ou adicionada à estrutura. As luzes dianteiras e traseiras do para-choque permitem que o indivíduo veja e seja visto à noite, deslocando-se ao ar livre ou em ambientes fechados. O usuário que dirige a cadeira de rodas pode facilmente ligar e desligar as luzes, dependendo do ambiente. As luzes são essencial para os usuários de cadeira de rodas verem o ambiente, e para que os veículos ou pedestres os vejam.

Alças de transferência
Um acessório simples, porém significativo, um identificador de transferência permite que transferências independentes ocorram com segurança. A alça de transferência abrange um suporte para mãos em um local acessível para o indivíduo usar e suportar seu peso, proporcionando maior independência.

Carregador USB, suporte para telefone celular ou tablet
Outros acessórios importantes para usuários de cadeira de rodas incluem um carregador USB e suporte para celular ou tablet. Muitas pessoas consideram que um telefone celular não é um dispositivo essencial, mas, para indivíduos que têm limitações significativas devido a uma deficiência, um telefone celular é uma porta de entrada para a comunicação com outras pessoas, especialmente em situações de emergência. É também um meio de controlar seu ambiente.

A porta do carregador USB permite que um telefone celular ou tablet permaneça carregado, de modo que o dispositivo esteja prontamente disponível para uso individual quando necessário. Com frequência, pessoas com deficiência não conseguem acessar um telefone fixo, de modo que um telefone celular permita que os indivíduos permaneçam sozinhos durante o dia e ainda assim possam encontrar assistência, se necessário. O suporte para telefone celular ou tablet posiciona o dispositivo onde ele pode ser facilmente visto e acessado independentemente.

Conclusão

Existem muitos acessórios e componentes disponíveis para usuários de cadeira de rodas, e cada um deles desempenha um papel fundamental para garantir a independência de uma pessoa. Embora alguns itens possam ser financiados por terceiros, outros precisam ser pagos pelo indivíduo, mas todos esses componentes e acessórios melhoram a vida das pessoas com deficiência. Qualquer pessoa que receber uma nova cadeira de rodas motorizada deve explorar quais opções, acessórios e componentes críticos estão disponíveis e ver o que melhoraria mais sua experiência na cadeira elétrica. A escolha é deles.

Este artigo foi patrocinado pela Quantum Rehab.

C:UserspcorreaAppDataLocalMicrosoftWindowsINetCacheContent.MSO4ED82D58.tmp


Escrito por Jay Doherty, OTR, ATP/SMS

Diretor de Educação Clínica
Quantum Rehab

Recursos

Se você estiver procurando mais informações sobre cadeiras de rodas ou tiver uma pergunta específica, nossos especialistas em informações estão disponíveis nos dias úteis de segunda a sexta-feira, gratuitamente, no número 800-539-7309, das 9:00 às 17:00 ET.

Além disso, a Fundação Reeve mantém livretos educacionais sobre cadeiras de rodas com recursos adicionais de fontes confiáveis da Fundação Reeve. Verifique nosso repositório de livretos educacionais sobre centenas de tópicos, desde recursos estaduais a complicações secundárias de paralisia.

Também encorajamos você a entrar em contato com outros grupos e organizações de apoio.