Act Now: Ask your Representative to support the PRC!

Connect

Dana Reeve

Um impacto incomensurável

Como membro do conselho fundador da Fundação Christopher Reeve, Dana Reeve sucedeu seu falecido marido, Christopher Reeve, como Presidente do Conselho de Administração em 2004.

Dana estabeleceu as iniciativas de qualidade de vida da Fundação Reeve: O Centro de Recursos para Paralisia e o programa Subsídios para a Qualidade de Vida.

Quando Christopher se lesionou, Dana se sentiu perdida em um mar de informações quando começou a superar a vida deles em transformação. Enquanto seu marido lutava pela cura, Dana queria construir uma estrutura de apoio a indivíduos, famílias e cuidadores afetados pela paralisia.

O Centro de Recursos para Paralisia (PCR) é uma fonte nacional gratuita e abrangente de suporte informativo para pessoas que vivem com paralisia e seus cuidadores. Desde a sua criação, o PCR ajudou dezenas de milhares de pessoas que vivem com paralisia a acessar recursos e informações críticas para elevar sua qualidade de vida. É o legado da Dana, um lugar para procurar ajuda, orientação e suporte.

Como um pilar do PCR, o programa Subsídios para a Qualidade de Vida concede apoio financeiro a organizações sem fins lucrativos que refletem a missão da Fundação Reeve. As doações se concentram em programas ou projetos que promovem o envolvimento da comunidade, além de promover a saúde e o bem-estar de indivíduos que vivem com paralisia. Mais de 3.100 doações foram concedidas até o momento, totalizando mais de US$ 26 milhões para apoiar a comunidade de pessoas com deficiência.

Além de seu trabalho com a Fundação Reeve, Dana também atuou nos conselhos do The Williamstown Theatre Festival, do Shakespeare Theatre de Nova Jersey, da TechHealth e do Reeve-Irvine Center for Spinal Cord Research e como membro do conselho consultivo da National Family Caregivers Association.

Ela recebeu inúmeros prêmios por seu trabalho, principalmente o Shining Example Award da Proctor & Gamble em 1998 e um American Image Award da AAFA em 2003. Além disso, a American Cancer Society a nomeou “Mãe do Ano” em 2005. Dana criou o livro Care Packages, que era uma coleção de cartas e anotações de amigos, colegas da comunidade e admiradores da família Reeve após a lesão de Christopher. Ele foi publicado pela Random House em 1999.

Haverá muitas opções diante de você, algumas das quais você será bem-vinda e celebrará, e então haverá algumas sobre as quais você irá angustiar. Algumas opções vão escolher você. Como você enfrenta essas escolhas, essas mudanças na estrada, com que tipo de atitude, mais do que as próprias escolhas, é o que definirá o contexto da sua vida.

– Dana Reeve

Carreira de atriz

Antes de tudo uma atriz, muitos dos créditos de cantora e atuação de Dana incluíram aparições na televisão, onde ela atuou em Lei e Ordem, Oz e All My Children, entre outros.

Ela se apresentou em peças na Broadway, fora da Broadway e em vários teatros regionais, e atuou como cantora na televisão nacional e em vários locais de Nova York. Em 2000, ela co-organizou um talk show diário ao vivo para mulheres na Lifetime Network.

Dana se formou com louvor no Middlebury College, onde também recebeu um doutorado honorário em Letras Humanas e fez estudos de pós-graduação em Atuação no Instituto de Artes da Califórnia.

Dana Reeve faleceu de câncer de pulmão aos 44 anos em 6 de março de 2006. Após sua morte, a Fundação Reeve foi renomeada como Fundação Christopher & Dana Reeve para refletir a visão e os esforços de Dana em relação à qualidade de vida.

Dana deixa seu pai, Dr. Charles Morosini, as irmãs Deborah Morosini e Adrienne Morosini Heilman, seu filho Will e dois enteados, Matthew e Alexandra.