Act Now: Thank Your Legislators for Fully Funding the PRC!

Connect

Sistemas e aparelhos de caminhada

Visão geral das órteses

Órteses e aparelhos são ferramentas comuns na reabilitação, embora um pouco menos do que nos anos anteriores. Isso se deve em parte ao corte de custos, conhecimento clínico limitado e tempo reduzido na reabilitação. Há também um sentimento geral entre muitos usuários de que as órteses são complicadas e parecem muito biônicas ou com aparência de “deficientes”.

Uma órtese pode ser usada para posicionar uma mão, braço ou perna, ou para ampliar ou aprimorar a função. Também pode ser tão simples quanto uma tala ou tão complexa quanto a cinta de estimulação elétrica funcional (EEF) para deambulação em paraplégicos.

Abaixo estão várias opções para órteses e dispositivos emergentes.

Órtese punho-mão

A órtese punho-mão (OPM) transfere força de um pulso ativo para dedos paralisados. Isso oferece uma função de preensão para pessoas com lesões cervicais (geralmente entre C4-C7). A OPM, também chamada de tala de tenodese, foi modificada e simplificada ao longo dos anos, às vezes com a adição de baterias para alimentação.

Órtese tornozelo-pé

A órtese tornozelo-pé (OTP) é comumente usada em pessoas que sofreram derrames, esclerose múltipla e lesão medular incompleta para ajudar o tornozelo e permitir que o pé saia do chão durante a fase de balanço da caminhada. Existem muitas variedades, a maioria possui um copo de calcanhar moldado que se estende atrás da panturrilha.

Órtese joelho-tornozelo-pé

A órtese joelho-tornozelo-pé (OJTP) permite que alguém que vive com paralisia (geralmente L3 e acima) estabilize o joelho e o tornozelo. Embora seja um trabalho muito difícil, as pessoas que usam a OJTP, mesmo aquelas sem flexão do quadril, podem dar passos balançando as pernas enquanto apoiadas por muletas no antebraço. Existem muitos tipos de OJTP, incluindo aparelhos de plástico e metal.

Órtese de marcha recíproca

A órtese de marcha recíproca (OMR), originária do Canadá para crianças com espinha bífida, consiste de um par de OJTP com tornozelos sólidos, travando as articulações do joelho e as tiras das pernas e coxas. Cada perna do aparelho é conectada a uma união pélvica com uma articulação do quadril, apoiando a flexão e extensão do quadril. Um conjunto de cabos de aço une as duas articulações do quadril para limitar o comprimento do passo.

Ao girar o tronco, o usuário transfere o peso para a perna dianteira; isso permite que a perna oposta avance. Esse tipo de caminhada é estável e equilibrada, mas lenta e requer muita energia.

Os médicos adicionaram EEF à OMR para ajudar na caminhada.

Parastep

Um parastep é uma “neuroprótese”, um dispositivo que afeta tanto a estrutura do corpo (como um aparelho) quanto o sistema nervoso (substituindo os nervos danificados). É um sistema portátil de EEF que facilita a caminhada recíproca, estimulando os músculos das pernas mediante comando. O movimento é um pouco robótico, mas independente e funcional por curtos períodos de tempo.

A maioria das pessoas com lesões na medula espinhal entre T4 e T12 pode usar um Parastep, que requer um regime de fisioterapia de 32 sessões de treinamento. O dispositivo é coberto pelo Medicare para usuários qualificados. Para mais informações, entre em contato com Sigmedics..

Exoesqueleto

Os exoesqueletos e o papel que estão desempenhando nos cuidados de reabilitação e na vida em casa das pessoas que vivem com paralisia se tornaram uma importante tecnologia emergente apenas alguns anos atrás. Essencialmente, exoesqueletos são pernas biônicas alimentadas por bateria, com pequenos motores nas articulações.

As empresas sugerem que os dispositivos exoesqueletos farão mais do que oferecer aos usuários contato visual com outras pessoas. Os benefícios para a saúde podem incluir melhor densidade óssea e dor reduzida. Há evidências anedóticas de que a caminhada robótica ajuda a função intestinal e da bexiga

Fabricantes de exoesqueleto

Em junho de 2014, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou o ReWalk Personal System para uso em casa e na comunidade. É o primeiro dispositivo exoesqueleto a ser aprovado pela FDA. Segundo a empresa, o ReWalk: “Oferece mobilidade iniciada pelo usuário através da integração de um suporte vestível, um sistema de controle baseado em computador e sensores de movimento.”

O ReWalk oferece às pessoas que vivem com paraplegia a oportunidade de ficar de pé e andar de forma independente, mas o custo pode ser proibitivo para alguns – um artigo recente afirmou que o preço de possuir um desses dispositivos é próximo a US$ 70.000. O ReWalk vem de Israel e da Europa.

A Ekso Bionics está atualmente testando seus exoesqueletos robóticos em centros de reabilitação em todo o mundo. Segundo a empresa, o dispositivo é destinado ao uso supervisionado em um ambiente clínico por indivíduos com vários níveis de paralisia.

As descobertas mais recentes da Ekso, de setembro de 2012, foram selecionadas de um ensaio clínico de 13 indivíduos, 12 com paraplegia e um com quadriplegia. O estudo descobriu que andar e ficar em pé no dispositivo da Ekso era viável e que melhorias na função foram feitas com o treinamento com o dispositivo. A empresa relatou que a velocidade e a distância, a fluidez, a marcha e o equilíbrio melhoraram. No momento, os exoesqueletos robóticos da Ekso não são aprovados para uso pessoal nos Estados Unidos.

O Parker Indego® é uma “órtese motorizada de membros inferiores que permite que pessoas com dificuldades de locomoção andem e participem de treinamento de marcha no solo.” A Indego recebeu recentemente a autorização da FDA para comercializar e vender o exoesqueleto para uso clínico e pessoal nos Estados Unidos (o Indego já está disponível comercialmente na Europa). A empresa pretende lançar comercialmente o dispositivo nos Estados Unidos nos próximos meses.

Em outubro de 2015, a Parker anunciou que forneceria dispositivos Indego para um estudo de quatro anos financiado pelo Departamento de Defesa dos EUA sobre os benefícios econômicos e de reabilitação tangíveis dos exoesqueletos.

Em julho de 2014, a empresa testou um dispositivo Indego no Centro Shepherd em Atlanta, Geórgia – foi a primeira vez que ele foi usado por um indivíduo que vivia com tetraplegia – Cole Sydnor.

O Membro Híbrido Assistido (MHA), desenvolvido pela fabricante japonesa de robôs Cyberdyne, está passando pelos processos de aprovação de dispositivos médicos.

Recursos

Se você estiver procurando mais informações sobre sistemas e aparelhos de caminhada ou tiver uma pergunta específica, nossos especialistas em informações estão disponíveis nos dias úteis de segunda a sexta-feira, gratuitamente, no número 800-539-7309, das 9:00 às 17:00 ET.