Act Now: Ask your Representative to support the PRC!

Connect

Programa de exercícios do Christopher

Recuperação de Christopher Reeve

Christopher Reeve demonstrou ao mundo que havia recuperado um pouco do movimento e sensação. Embora ele não pudesse andar, não recuperasse o intestino, a bexiga ou a função sexual, nem respirasse sem um respirador, sua recuperação limitada era significativa.

A literatura científica sobre lesões na medula espinhal prediz que a maior parte da recuperação ocorrerá nos primeiros seis meses após a lesão e que geralmente estará completa dentro de dois anos. A recuperação de Christopher, ocorrida cinco a sete anos após sua lesão, desafia essas expectativas médicas e teve um efeito drástico em sua vida diária.

Por que Christopher Reeve melhorou tanto tempo depois de sua lesão? Ele acreditava que sua função melhorada era o resultado de atividade física vigorosa.

Christopher começou a se exercitar no ano em que se machucou. Cinco anos depois, quando percebeu que podia mover voluntariamente um dedo indicador, Christopher iniciou um intenso programa de exercícios sob a supervisão do Dr. John McDonald, na Universidade de Washington, em St. Louis.

Christopher incluiu várias atividades em seu programa. Ele usava estimulação elétrica diária para criar massa nos braços, quadríceps, isquiotibiais e outros grupos musculares. Ele andava de bicicleta com Estimulação Elétrica Funcional (EEF), fazia treinamento respiratório e também participava de aquaterapia.

Em 1998 e 1999, Christopher passou por um treinamento em esteira para incentivar o passo funcional. Sua experiência com o treinamento em esteira foi a base da NeuroRecovery Network® da Fundação Reeve.

Christopher e o Dr. McDonald acreditavam que essas atividades podem ter despertado as vias nervosas adormecidas.

O Dr. McDonald e outros pesquisadores e clínicos alertam para não interpretar os resultados de Christopher com excesso de otimismo. Claramente, nem todas as pessoas com paralisia se beneficiariam de um programa semelhante e você deve sempre consultar seu médico antes de iniciar ou alterar um regime de condicionamento físico.

Um programa de condicionamento físico criado para o Super-Homem

Isso vale para qualquer um de nós: o exercício está relacionado a uma saúde melhor. Existem poucos, se houver, efeitos colaterais negativos do exercício. Mesmo as pessoas que não experimentam recuperação da maneira que Christopher Reeve experimentou provavelmente melhorarão seu bem-estar.

A participação de Christopher no exercício foi motivada pelos benefícios conhecidos na função cardiovascular, tônus muscular, densidade óssea etc. De fato, ele teve menos complicações médicas, como infecções da bexiga e pulmões.

Antes de 1999, Christopher exigia hospitalização com frequência – ele tinha um total de nove complicações com risco de vida e necessitava quase 600 dias de tratamento com antibióticos.

Depois de 1999, ele raramente foi hospitalizado, teve apenas uma complicação médica séria e precisou de apenas 60 dias de tratamento com antibióticos.

Essas melhorias em sua saúde aumentaram o bem-estar emocional de Christopher e permitiram que ele se comprometesse com uma grande variedade de projetos de trabalho, sabendo que poderia dar a eles sua atenção ininterrupta.

Agora, os cientistas estão trabalhando para desenvolver terapias de ponta para oferecer os mesmos benefícios a outras pessoas que vivem com paralisia.

A experiência de Christopher Reeve é um exemplo do que pode acontecer quando alguém se recusa a aceitar o dogma “acostume-se”. Embora não esteja claro o que causou sua recuperação, suas melhorias nas funções fornecem uma fonte de esperança e inspiração para os outros.

Ele era um forte defensor da disponibilização ampla de novas tecnologias e terapias.

Eu tenho a equipe e os equipamentos. Mas o que realmente espero que surja da minha experiência é uma mudança de paradigma na maneira como os planos de saúde fazem negócios. Se os planos de saúde pagassem por terapia e equipamentos proativos, economizariam dinheiro mantendo pessoas como eu fora do hospital. Pessoas com lesões de nível inferior se levantam e saem de suas cadeiras. É uma proposta onde todos ganham.

– Christopher Reeve

Abaixo está um resumo das várias atividades que estavam no programa de exercícios de Reeve:

Nota: antes de considerar a participação em terapias avançadas de reabilitação, como EEF ou treinamento em esteira, é importante consultar seu médico para garantir que as terapias sejam apropriadas e seguras.

Estimulação elétrica funcional (EEF)

Christopher Reeve fazia uma hora de exercício pelo menos três vezes por semana em uma bicicleta EEF.

Essa tecnologia permite que pessoas com pouco ou nenhum movimento voluntário das pernas pedalem uma bicicleta estacionária chamado ergômetro. Os pulsos elétricos de baixo nível gerados por computador são transmitidos através de eletrodos de superfície para os músculos das pernas. Isso causa contrações coordenadas e o movimento da pedalada.

As bicicletas EEF não são algo novo e estão no mercado há mais de 20 anos. Além disso, os sistemas EEF foram implantados em centros de pesquisa em todo o mundo nos últimos anos.

Aqui nos EUA, existem duas empresas atualmente produzindo as bicicletas. A Therapeutic Alliances, Inc., uma das fabricantes mais antigas, produz o Ergys 2. A Restorative Therapies, Inc. oferece o RT300-S, que é operado diretamente da cadeira de rodas, eliminando a necessidade de transferência.

As bicicletas EEF também não são baratas – estão na faixa de US$ 15.000. Alguns planos de saúde já reembolsaram unidades da bicicleta. Existem bicicletas disponíveis em alguns locais da comunidade, em academias e clínicas de reabilitação.

O primeiro passo é escolher uma bicicleta que seja mecanicamente correta. Todos os componentes eletrônicos são atualizáveis pelos fabricantes. Cada bicicleta possui um cartucho de programa configurado para as necessidades específicas de cada ciclista, incluindo tempos de execução, resistência, etc. É necessária uma receita médica para adquirir o cartucho. Por razões de segurança, não é recomendado que os ciclistas EEF usem cartuchos uns dos outros.

A literatura médica abundante documenta a eficácia da EEF para aumentar a massa muscular e melhorar a função cardiopulmonar. Existem estudos que também ligam a EEF a uma frequência reduzida de úlceras por pressão, melhora da função intestinal e da bexiga e diminuição da incidência de infecções do trato urinário.

Segundo o Dr. McDonald, a bicicleta EEF pode ser mais útil do que apenas construir massa muscular. “Propomos usá-la por um motivo totalmente diferente – para promover a regeneração e recuperação da função. Agora temos dados demonstrando que a atividade da [EEF] pode melhorar a regeneração em animais e está associada à recuperação da função em humanos.”

Esteira ou treinamento locomotivo

O treinamento locomotivo é uma abordagem de reabilitação que vem surgindo na última década. Envolve um tipo de aprendizado desencadeado por atividade, pelo qual praticar uma série de movimentos específicos (neste caso, pisar) aciona as informações sensoriais que de alguma forma lembram à medula espinhal como iniciar o ato de pisar.

O treinamento locomotivo usa movimentos repetitivos para ensinar as pernas a andar novamente. Uma pessoa paralisada é suspensa em um cinto sobre uma esteira, reduzindo o peso que as pernas terão de suportar. À medida que a esteira começa a se mover, os terapeutas movem manualmente as pernas da pessoa em um padrão de caminhada.

O objetivo final do treinamento locomotivo é treinar novamente a medula espinhal para “lembrar” o padrão da caminhada.

A teoria por trás do treinamento locomotivo é que o sistema nervoso lesionado pode ser “plástico” e capaz de se recuperar quando a atividade neural padronizada, como pisar, é otimizada.

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Los Angeles e na Alemanha, Suíça e Canadá, observa que a própria medula espinhal parece agir como um cérebro pequeno e, portanto, é capaz de controlar o passo. A medula espinhal toma muitas decisões rotineiras sobre a maneira correta de andar. Quando um indivíduo que vive com paralisia é treinado novamente para andar, o cérebro e a medula espinhal descobrem novas maneiras de fazê-lo.

Muitas pessoas com paralisia, independentemente do tempo decorrido desde o início, melhoraram sua caminhada após receber o treinamento locomotor. O nível de recuperação é diferente para cada pessoa, embora quase todos com lesões incompletas tenham mostrado ganhos.

É importante entender que o treinamento locomotivo é uma terapia em evolução e pode não ajudar a todos a andar melhor. As pessoas viram outros benefícios além da caminhada, como melhoria da saúde e bem-estar.

À medida que as unidades de esteira tornam-se populares na comunidade, é importante que as pessoas reconheçam que um programa de Treinamento Locomotivo deve incluir terapeutas altamente treinados para trabalhar com os pacientes. Maximizar a capacidade de um paciente de se recuperar após uma lesão depende em grande parte da habilidade e precisão com que os terapeutas ministram treinamento locomotor.

O Treinamento Locomotivo é a principal terapia oferecida pela NeuroRecovery Network® (NRN) da Fundação Reeve, que é uma rede de centros de reabilitação clínica de ponta e Instalações Comunitárias de Bem-Estar e fitness que compõem dois ramos de atendimento a pessoas que sofrem de lesão medular e outras deficiências físicas.

Aquaterapia

Christopher Reeve demonstrou a capacidade de mover as pernas e os braços em uma piscina. Os efeitos da gravidade são bastante reduzidos na água, para que pequenos movimentos corporais possam ser mais facilmente detectados e os terapeutas possam determinar a capacidade máxima de uma pessoa de se mover sem a resistência total da gravidade.

Além disso, quando as pessoas estão começando a recuperar o movimento, a água facilita a prática. Quando o tempo permitia, Christopher fazia terapia aquática uma vez por semana durante aproximadamente duas horas.

Tratamento da densidade óssea

Como as pessoas com paralisia normalmente não exercem peso ou pressão sobre os ossos, elas tendem a perder densidade óssea e geralmente desenvolvem osteoporose.

Com medicamentos e exercícios na bicicleta EEF, a osteoporose de Reeve foi revertida para a densidade óssea normal.

Recursos

Se você estiver procurando mais informações sobre exercícios ou tiver uma pergunta específica, nossos especialistas em informações estão disponíveis em dias úteis, de segunda a sexta-feira, gratuitamente, no número 800-539-7309, das 9h às 17h ET.