Act Now: Thank Your Legislators for Fully Funding the PRC!

Connect

Saúde respiratória

Gestão da saúde respiratória

A respiração é controlada pelo sistema nervoso autônomo (SNA), a parte do sistema nervoso que atua automaticamente ou fora do seu controle consciente. O interessante sobre a respiração é que você também pode afetá-la voluntariamente, respirando fundo conscientemente, tossindo e prendendo a respiração. A maioria dos sistemas corporais controlados por SNA não permite uma “substituição” consciente da função. Junto com o controle automático, ter algum efeito consciente na respiração mostra a importância da manutenção desse sistema.

O ar é aspirado pelos pulmões, ou inalado, com o objetivo de extrair o oxigênio do ar. O oxigênio passa por pequenos vasos nos pulmões chamados alvéolos. Os alvéolos permitem que as moléculas de oxigênio passem para a corrente sanguínea. A molécula de oxigênio é então distribuída a todas as células do corpo. Quando o oxigênio é metabolizado pelo corpo, o dióxido de carbono é liberado no sangue. O resíduo de dióxido de carbono é levado de volta aos pulmões, onde é exalado de volta ao ar.

A respiração é controlada por vários fatores. O principal controle da respiração do sistema nervoso central (SNC) é no tronco cerebral. Lesão da medula espinhal ou derrame no tronco cerebral geralmente afetam a respiração. Os principais nervos envolvidos na respiração incluem o nervo frênico, o nervo vago e os nervos torácicos posteriores.

O diafragma é responsável por puxar os pulmões para baixo no corpo para puxar o ar. O diafragma é controlado pelo nervo frênico que sai da medula espinhal nos níveis C3, C4 e C5. Uma lesão nesses níveis afetará o controle respiratório do diafragma. Um segundo conjunto de músculos, os músculos intercostais, ajuda a fazer com que o ar entre nos pulmões. Os músculos intercostais estão entre cada costela. Esses músculos fazem com que os pulmões se projetem para fora, ao redor do pulmão. Eles fazem isso elevando as costelas para cima e para fora, ajudando a levar o ar para os pulmões. Os músculos intercostais são controlados pelos nervos espinhais T1 a T11. Uma lesão da medula espinhal que inclui esses níveis afetará a capacidade funcional dos músculos intercostais. Um terceiro conjunto de músculos também ajuda a puxar o ar para os pulmões, criando uma pressão negativa nos pulmões, são os músculos abdominais. Esses músculos são controlados pelos nervos espinhais T7 a L1. Uma lesão da medula espinhal que inclui esses níveis afetará alguns músculos intercostais e abdominais. Outros músculos, incluindo os do pescoço, também auxiliam na respiração.

Para exalar o ar, os músculos que trazem o ar para o corpo relaxam. Esse relaxamento dos grupos musculares faz com que os pulmões voltem ao seu tamanho normal, empurrando o ar para fora do corpo. O ar desoxigenado e o dióxido de carbono saem do corpo. A inspiração só pode ser realizada pela ativação dos músculos, mas a liberação de ar dos pulmões não exige que os músculos trabalhem, eles apenas relaxam e o ar é expelido. Os músculos não empurram o ar automaticamente para fora. Você pode ativar conscientemente os músculos para forçar a saída do ar do corpo, mas o ar fluirá automaticamente no processo natural de respiração.

Problemas respiratórios agudos após lesão da medula espinhal

Após a lesão da medula espinhal, vários aspectos da respiração podem ser afetados. Dependendo do nível da lesão, o sistema nervoso autônomo (SNA) que controla a capacidade respiratória automática é afetado. A capacidade consciente de controlar a respiração é afetada, como a capacidade de respirar fundo para abrir as passagens de ar nos pulmões e / ou tossir, o mecanismo de proteção do sistema respiratório. A força da função muscular para inspirar é afetada no nível da lesão e abaixo. O tom (espasticidade) pode afetar o relaxamento dos três conjuntos de músculos respiratórios, dificultando a inspiração e a expiração. A fala pode ser alterada.

Se ocorrer paralisia em C2 ou superior, o nervo frênico é afetado e, portanto, o diafragma não funciona. Ventilação mecânica será necessária para facilitar a respiração. Devido aos avanços nos cuidados respiratórios da LME, um indivíduo com lesão medular em C3 ou C4 pode aprender a respirar sem o uso ou com o uso parcial de ventilação mecânica. Nesses dois níveis, o diafragma pode reter alguma função, mas os intercostais, outros músculos da parede torácica e os músculos abdominais podem não fornecer a expansão integrada da parede torácica superior à medida que o diafragma desce durante a inspiração.

Durante o choque espinhal em lesões de nível superior, a fase inicial após a lesão da medula espinhal, os músculos intercostais flácidos fazem com que a parede torácica afunde quando os músculos intercostais deveriam ser puxados para fora. Esse desequilíbrio pode levar a uma respiração menos eficiente, colapso das vias aéreas, mais carga de trabalho para respirar e pequenos colapsos das bolsas pulmonares. Os músculos respiratórios podem ficar rígidos, tornando a recuperação da respiração mais lenta. A espasticidade dos músculos pode reduzir a capacidade efetiva de respirar ou tornar a respiração ainda mais forte devido à hiperatividade. Durante as fases agudas da LM, o nível de lesão pode aumentar ou diminuir dependendo da continuação ou resolução do inchaço ou sangramento.

Indivíduos com paralisia no nível médio-torácico e superior podem ter problemas para respirar fundo e expirar com força. Por não poderem usar os músculos abdominais ou intercostais, esses indivíduos também perdem a capacidade de forçar uma tosse forte. Isso pode levar a congestão pulmonar e infecções respiratórias.


Problemas respiratórios crônicos após lesão da medula espinhal

As três complicações respiratórias mais comuns após a lesão da medula espinhal são:

  1. A atelectasia, o colapso de um lobo ou de todo o pulmão ou mesmo de ambos os pulmões. Isso se deve ao acúmulo de líquido nos pequenos sacos (alvéolos), onde ocorre a troca de oxigênio, ou ao colapso dos sacos. Em qualquer uma das condições, o oxigênio não pode ser extraído do ar inspirado porque o saco não é funcional. Os sintomas incluem dificuldade para respirar ou falta de ar, aumento da freqüência cardíaca, tosse, coloração azulada das unhas ou lábios. A dor no peito é um sintoma característico. Isso pode não ser sentido se você diminuir a sensação no peito. Você pode ter referido dor ou episódios ou novo início de disreflexia autonômica (DA).
  2. A pneumonia, uma condição em que os sacos (alvéolos) que trocam oxigênio para o corpo ficam cheios de líquido ou pus. É uma infecção causada por bactérias, vírus ou fungos que entram no sistema respiratório. Os sintomas incluem tosse produtiva (tosse com catarro), febre, calafrios e dificuldade para respirar.
  3. A insuficiência respiratória, que ocorre quando o corpo não está recebendo oxigênio suficiente, é incapaz de eliminar o dióxido de carbono ou uma combinação dos dois. Ela pode ser causada por vários motivos, incluindo pneumonia, overdose de opióides, acidente vascular cerebral, lesão pulmonar ou doença ou como uma consequência secundária de lesão da medula espinhal. Os sintomas incluem dificuldade em respirar, sensação de confusão, cor azulada na pele ou nos lábios. Você pode não notar esses sintomas, mas um cuidador precisa notá-los. Disque 911, ou ligue imediatamente para o número de emergência de seu país.

Outros problemas respiratórios que afetam indivíduos com lesão da medula espinhal são:

Tosse é afetada em relação aos níveis mais elevados de lesão da medula espinhal. Ter uma tosse forte pode ser difícil com mais músculos envolvidos que afetam a produção da tosse. A tosse é uma defesa do sistema respiratório que produz vento suficiente para passar pelos pulmões e remover resíduos que possam ter entrado no sistema respiratório. É um mecanismo natural de limpeza dos pulmões.

O posicionamento afeta a função pulmonar. Sentar é bom para a função pulmonar, pois o diafragma pode ser auxiliado pela gravidade. No entanto, sentar também pode ser um prejuízo se um fichário abdominal não for usado, pois o conteúdo do abdômen pode não ser contido devido aos músculos abdominais frouxos. Isso causa um aumento da pressão na cavidade abdominal ao sentar, o que afeta a capacidade do diafragma de funcionar.

O edema pulmonar (líquido nos pulmões) ocorre em 50% dos indivíduos com início de tetraplegia devido à ressuscitação com fluidos. Mais tarde na lesão, o edema pulmonar pode se desenvolver com complicações cardíacas, sobrecarga de fluidos ou edema decorrente da função cardíaca ineficaz em curso. A não utilização de um fichário abdominal aumenta o risco de desenvolvimento.

Tromboembolismo pulmonar(T.P.) (coágulo de sangue ou bolha de ar nos pulmões) também ocorre devido à função cardíaca deficiente, levando a má circulação, falta de movimento e constrições. O coágulo normalmente se forma em outras partes do corpo e segue para o pulmão.

Outros diagnósticos respiratórios

Síndrome da dificuldade respiratória do adulto (SDRA) – um acúmulo crônico de líquido nas bolsas pulmonares (alvéolos)

Aspiração – inalação de fluido ou alimento no trato respiratório com incapacidade de eliminá-lo

Bronquite – inflamação dos brônquios ou dos tubos principais dos pulmões

Broncoespasmo – espasmo dos brônquios que contrai as vias aéreas, tornando difícil inspirar ou expirar

Abscesso pulmonar – uma grande bolsa de infecção no pulmão

Derrame pleural – quando o pulmão esfrega diretamente na membrana que o contém, causando dor significativa

Pneumo/hemotórax – sangue e/ou gás coletado na membrana que contém os pulmões

Edema pulmonar – excesso de líquido nos pulmões

Traqueíte – uma infecção da traqueia, a principal via respiratória do corpo, da boca aos pulmões

Infecção Respiratória Superior (IRS) – uma infecção nas vias aéreas, mas não nos pulmões (mais comumente, um resfriado)

Insuficiência ventilatória – qualquer incapacidade do sistema respiratório de funcionar que está trazendo oxigênio e eliminando dióxido de carbono do corpo

Os distúrbios respiratórios pré-existentes ou de desenvolvimento podem agravar a dificuldade respiratória após a LM. Muitos indivíduos têm problemas respiratórios pré-existentes ou um novo aparecimento de problemas respiratórios. Essas doenças criam um efeito aditivo para a dificuldade respiratória após lesão da medula espinhal. O tratamento para doenças respiratórias deve continuar ou, às vezes, é necessário avançar nos cuidados para manter a saúde respiratória. Algumas condições que afetam a respiração incluem asma, DPOC, bronquite crônica, enfisema, câncer de pulmão, fibrose cística, derrame pleural (o pulmão esfrega contra a membrana que o contém, causando dor).


A apneia do sono

A apneia do sono é uma doença respiratória do sono em que uma pessoa para de respirar ou respira de maneira ineficaz durante o sono. Isso pode ser por curtos períodos de tempo. Pode consistir em ausência total de respiração ou dificuldade em respirar, conforme demonstrado pelo ronco. Você pode não saber que está tendo dificuldades porque não notará enquanto dorme. Geralmente, outra pessoa lhe diz que você ronca ou que parou de respirar por algum tempo durante o sono ou que está respirando com dificuldade. Você pode notar sintomas de acordar com dor de cabeça, boca seca, irritabilidade, incapacidade de concentração, cansaço durante o dia ou até mesmo adormecer durante o dia.

Existem três tipos de apneia do sono. A apneia obstrutiva do sono é a mais comum. Ocorre devido ao relaxamento dos músculos da garganta, impedindo a passagem do ar. A apneia central do sono ocorre quando a mensagem do cérebro para a respiração não chega ao corpo. Uma combinação dos dois tipos de apneia do sono é chamada de síndrome da apneia complexa do sono. Indivíduos com lesão da medula espinhal podem ter qualquer um dos três tipos.

A apneia do sono é significativamente mais comum em pessoas com lesões na medula espinhal. É comum em pessoas com tetraplegia, com uma estimativa de 25-40 por cento com a condição. A fraqueza dos músculos respiratórios está muito provavelmente envolvida em qualquer nível de lesão. A obesidade, principalmente no pescoço e no abdômen, também é um fator de risco para a apneia do sono. Dormir de costas é a posição mais suscetível à apneia do sono. Certos medicamentos para relaxamento muscular (baclofeno, por exemplo, é conhecido por retardar a respiração) afetam os padrões de sono.

Um estudo do sono é a avaliação da apneia do sono. Neste ambiente, você é monitorado enquanto dorme. No caso de lesão da medula espinhal, você deve garantir que a superfície da cama atenda às suas necessidades e que seus cuidados físicos sejam fornecidos antes do estudo.

O tratamento inclui dispositivos para manter a respiração durante o sono. Isso inclui dormir à noite e cochilar, se necessário, durante o dia. A pressão positiva contínua nas vias aéreas (PPCVA) é um dispositivo que fornece pressão de ar por meio de uma máscara para manter as vias aéreas abertas durante o sono. É o tratamento mais comumente usado. As alternativas incluem pressão positiva de dois níveis nas vias aéreas (BPAP), um dispositivo que fornece mais pressão com a inspiração e menos pressão com a expiração. Um dispositivo mais recente é a Servoventilação Adaptativa (ASV). Este dispositivo de fluxo de ar imita o padrão de sua respiração normal para replicar seu padrão de respiração durante o sono. É recomendado apenas para alguns tipos de apneia do sono. Aparelhos orais para abrir fisicamente as vias aéreas durante o sono também têm sido usados por alguns indivíduos, dependendo do tipo de apneia do sono. Os aparelhos orais são os menos eficazes, mas funcionam para alguns indivíduos.

Avaliação do sistema respiratório

O primeiro passo para encontrar o tratamento certo para problemas respiratórios é estabelecer a natureza da situação. As especificidades das necessidades de cuidados de saúde após uma lesão na medula espinhal são diferentes para cada pessoa.

A avaliação física é a primeira avaliação do sistema respiratório. Uma medição visual do número de respirações por minuto é o ponto de partida. A respiração normal é de 12 a 20 respirações por minuto. Problemas respiratórios são observados se as respirações forem inferiores a 12 por minuto ou superiores a 25 respirações por minuto por períodos prolongados, não apenas temporariamente devido ao esforço. Um aumento no número de respirações realizadas por minuto indica que mais oxigênio é necessário no corpo.

Um profissional de saúde ouvirá seus pulmões usando um estetoscópio. Isso fornece informações sobre a qualidade do ar que se move por todos os lobos dos pulmões. Ausência de respiração, diminuições nas respirações ou ruídos extras, como estalos e chiado no peito, são observados.

A quantidade de oxigênio no sangue pode ser medida com um oxímetro de pulso (SpO2). Este é um pequeno clipe que é colocado em seu dedo normalmente enquanto seus sinais vitais estão sendo avaliados em uma consulta médica ou você pode ter colocado um tipo de almofada de dedo para avaliação de longo prazo enquanto estava no hospital de cuidados intensivos. A quantidade de luz do dispositivo que é absorvida pelo dedo fornece a leitura. O normal está entre 100% e 95%. Uma leitura baixa é igual ou inferior a 90%.

Um histórico de saúde e um histórico familiar serão feitos para verificar se há problemas respiratórios que você possa ter, como doenças respiratórias como asma, DPOC, problemas nos seios da face, lesão torácica, cirurgia ou quaisquer problemas de saúde que possam afetar sua respiração. Você também será questionado sobre quaisquer inalantes que você usa, como fumar, vaporizar ou uso de drogas inaladas prescritas não medicamente que afetarão a oxigenação do seu corpo.

Os tecidos (pele) do seu corpo devem estar todos saudáveis e com sua cor natural. Problemas respiratórios podem ser notados se houver uma coloração azulada em seus lábios ou unhas. Quanto mais escuro o pigmento azul indica um problema respiratório mais significativo ou um tempo mais longo de dificuldade respiratória. O pigmento azulado é uma indicação de que a oxigenação não está ocorrendo em seu corpo. Os primeiros sintomas da mudança de cor ocorrem nas partes do corpo mais distantes do coração, como nos dedos das mãos e dos pés, ou em áreas de alta concentração de capilares, como os lábios.

Grunhir com a respiração, dilatação nasal (narinas se abrindo amplamente com a inspiração), respiração ofegante ou retração do tórax ou abdômen são todos sinais físicos de que um indivíduo está fazendo um esforço extra para puxar o ar para os pulmões. Nas respirações normais, você verá o tórax subir e descer, mas normalmente não há sons extras ou movimentos musculares necessários para levar o ar para o corpo.

Suar sem febre ou sentir calor indica que o corpo de uma pessoa está trabalhando duro. Isso pode ser devido ao esforço extra de precisar trabalhar para inalar o ar. Uma pessoa que se inclina para a frente para respirar está realmente lutando para respirar. Isso é um sinal de que eles podem estar caminhando para um colapso respiratório.

Os testes de laboratório são usados para avaliar a função interna do corpo. Os testes delaboratório comuns para respiração incluem um hemograma completo (CBC), que mede muitos indicadores, incluindo a hemoglobina, uma proteína que transporta oxigênio pelo corpo. Você precisa respirar oxigênio, mas uma vez dentro do corpo, a hemoglobina movimenta o oxigênio para ser usado pelas células. Também ajuda a transportar parte do dióxido de carbono para fora do corpo.

Os gases sanguíneos (PaO2) são mais frequentemente retirados de uma artéria no pulso. Este teste avalia a oxigenação do corpo no momento da coleta de sangue. Isso é muito semelhante à avaliação do oxímetro de pulso, exceto que envolve a obtenção de sangue de dentro do corpo.

As avaliações pulmonares são testes físicos para visualizar os pulmões ou verificar sua eficácia. Uma radiografia de tórax fornece uma imagem da aparência de seus pulmões. Esta é uma ferramenta útil para verificar se há uma infecção nos pulmões, como pneumonia ou obstrução pulmonar. Também pode ser usado para avaliar a estrutura básica dos pulmões, bem como para ver o tamanho dos pulmões. Uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética fornece informações ainda mais detalhadas.

Os medidores de fluxo de pico são dispositivos portáteis que medem a força da expiração (expiração).

Um teste de função pulmonar é uma avaliação da função pulmonar. Isso inclui uma espirometria em que você força a entrada de ar nos pulmões e expira o máximo que pode. Os valores são medidos. Além disso, o examinador avaliará como é fácil para você fazer isso.

A eletromiografia (EMG) pode ser usada para avaliar a resposta dos músculos à estimulação nervosa para movimentos no tórax e abdômen. Um estudo de condução nervosa (NCS) avalia a função nervosa. Ambos são úteis para determinar a presença de espasticidade nos músculos e nervos respiratórios. Um EMG/NCS pode avaliar a função do diafragma e outros nervos que auxiliam na respiração.

Tratamento do sistema respiratório após lesão da medula espinhal

Todos os indivíduos com lesão medular por doença ou enfermidade em qualquer nível devem prestar muita atenção para manter seu sistema respiratório nas melhores condições possíveis. Qualquer pessoa com lesão na medula espinhal pode desenvolver problemas respiratórios. As informações a seguir o ajudarão a manter seu sistema respiratório.

Mantenha sua boca limpa. Esta é a atividade número um para manter a saúde pulmonar de todos com ou sem lesão da medula espinhal. A higiene oral tem sido muito pesquisada. As partículas de alimentos que permanecem na boca ou entre os dentes começam a se deteriorar mesmo após um curto período de tempo. A saliva está trabalhando nas partículas para quebrá-las como uma das primeiras etapas da digestão. Se você inalar ou engasgar acidentalmente com a partícula de comida em decomposição, há bactérias entrando em seu sistema respiratório. Se você mantiver sua boca limpa, mas engasgar, não deve haver partículas de alimento em sua boca e, se houver, a partícula de alimento terá menos bactérias, se houver. O risco de infecção pulmonar é muito menor se alimentos limpos entrarem acidentalmente em seus pulmões. Mantenha sua saúde bucal limpando a boca, enxaguando, passando fio dental e mantendo consultas odontológicas agendadas. Se você não consegue engolir ou toma precauções para engasgar, uma escova de dentes presa à sucção está disponível.

Beba líquidos para manter a umidade em seu corpo. A hidratação do corpo mantém todos os sistemas funcionando efetivamente, especialmente no sistema respiratório, mantendo seus pulmões úmidos, mucosas finas e fáceis de tossir.

Faça uma dieta bem balanceada. Observe sua ingestão para manter seu peso. Isso pode ser adicionar calorias para evitar ficar muito magro ou diminuir suas calorias para reduzir alguns quilos. Quilos extras podem se acumular especialmente na região do pescoço, tornando a respiração mais difícil ou levando à apnéia do sono. A função muscular abdominal deficiente cria uma pressão negativa no abdômen que afeta a capacidade do diafragma de trabalhar com eficiência máxima.

Posicione-se corretamente e em alinhamento. Sentar de lado ou cochilar com a cabeça para frente pode obstruir a respiração. Peça a alguém para ouvir sua respiração quando você dorme, especialmente de costas, para verificar se há apnéia do sono.

Exercite seu corpo. Isso pode ser feito movendo as partes do corpo com e sem sensação ou pedindo a alguém que faça exercícios para o seu corpo. O envolvimento na atividade estimula o corpo e pode fazer com que você respire mais fundo para limpar os pulmões.

Respire fundo e tussa. Respire três vezes o mais profundamente que puder e tussa. Isso faz com que todas as secreções entrem em seus pulmões. Uma vez que as secreções são liberadas, é mais fácil removê-las. Se você não conseguir tossir, use um dos dispositivos respiratórios não invasivos listados abaixo. Se você usa ventilação mecânica, use o botão de sinal se permitido pelo seu médico.

Use uma cinta abdominal elástica. Que é um dispositivo externo que suporta os músculos abdominais tornando, a respiração e a tosse mais eficientes.

Pare de fumar, usar o vape ou de usar qualquer inalante não medicinal ou de ficar perto de outras pessoas que o façam. Essas substâncias enchem seus pulmões, de modo que o oxigênio não pode entrar em seu corpo. Você não está apenas se viciando nessas substâncias, mas também não está recebendo o oxigênio necessário para manter sua saúde. Os resultados são lesões por pressão, má circulação, doenças cardíacas e pulmonares. Fumar causa câncer de pulmão, esôfago, laringe, boca, garganta, rim, bexiga, fígado, pâncreas, estômago, colo do útero, cólon, reto e leucemia mieloide aguda. O seu provedor de serviços de saúde oferece assistência médica para ajudá-lo a parar de fumar.

Vacine-se e mantenha as vacinas em dia. Tome a vacina contra a gripe anualmente. A vacina contra pneumonia é administrada a cada 10 anos. Elas são necessários para reduzir o risco de contrair essas doenças perigosas.

Assistência respiratória

Às vezes, a assistência mecânica pode ajudar na respiração após uma lesão na medula espinhal. Assim como na apneia do sono, existem muitas maneiras de ajudar na respiração. A escolha dos dispositivos de assistência respiratória deve ser feita com base no seu profissional de saúde para obter os melhores resultados.

Assistência respiratória não invasiva

Use uma seringa para manter o nariz e o fundo da boca livres de secreções. Isso é muito útil se você tiver dificuldade em assoar o nariz.

Para congestionamento leve, beba líquidos com vapor, respire ar úmido, como em uma sala com banho de vapor, ou use um umidificador. O vapor afina o muco.

Um espirômetro de incentivo é usado para expandir as vias aéreas e os pulmões. Quando você inala, uma série de pequenas esferas de plástico sobe no dispositivo. O objetivo é aumentar a elevação da esfera e mantê-la estável, o que exercita seus pulmões, proporcionando uma respiração profunda.

Outros exercícios de treinamento muscular respiratório podem ser ensinados por seu fisioterapeuta ou um fisioterapeuta respiratório.

Os ligantes abdominais fortalecem as contrações dos músculos abdominais para melhorar a função respiratória.

Existem várias técnicas que podem ser usadas para soltar o muco e a congestão nos pulmões.

  • Percussão ou batidas leves nas costelas podem ajudar a aliviar o congestionamento.
  • O Flutter é um dispositivo portátil usado para liberar o muco dos pulmões. Parece um pouco com um inalador para asma. Uma bola de aço dentro do dispositivo causa vibração nas vias aéreas e nas paredes pulmonares. Isso pode ser feito pelos próprios indivíduos, mesmo com funções manuais limitadas.
  • A drenagem postural usa a gravidade para mover as secreções da parte inferior dos pulmões para a parte superior do tórax, onde podem ser expelidas. Isso geralmente funciona quando a cabeça fica mais baixa que os pés por 15 a 20 minutos. Certifique-se de verificar com seu profissional de saúde antes de tentar esta manobra.
  • A respiração glossofaríngea pode ser usada para ajudar a obter uma respiração mais profunda, “engolindo” uma série rápida de bocados de ar e forçando o ar a entrar nos pulmões e, em seguida, expirando o ar acumulado. Pode ser usado para ajudar na tosse.
  • O auxiliar de tosse por um cuidador é usado por alguns indivíduos. Isso pode ser prejudicial se não for feito corretamente. Verifique com seu provedor de serviços de saúde se é seguro no seu nível de lesão e se a pessoa treinada para executar a função está fazendo isso corretamente. Auxiliar de tosse impróprio pode levar a uma variedade de problemas de saúde graves.


Medicamentos

Mucolíticos são medicamentos que auxiliam na limpeza das vias respiratórias, pulmões, brônquios e traquéia, incluindo:

A guaifenesina e outros expectorantes são comprimidos ou líquidos que podem ser ingeridos para diluir o muco do sistema respiratório. Algumas pessoas fazem isso ocasionalmente quando necessário, enquanto outras mantêm uma programação regular.

O bicarbonato de sódio nebulizado é freqüentemente usado para facilitar a eliminação de secreções tenazes.

A acetilcisteína nebulizada também é eficaz para afrouxar secreções, embora possa desencadear broncoespasmo reflexo.


A ventilação não invasiva (VNI) é normalmente usada para disfunção respiratória aguda (DRA) ou insuficiência respiratória aguda (IRA), mas também pode ser usada para respiração de longo prazo.

Se um indivíduo não está recebendo oxigênio suficiente sem um problema estrutural no corpo, o oxigênio pode ser fornecido por um tubo nasal. Isso pode ser feito com o uso de cânula nasal de baixo fluxo ou alto fluxo, o tubo de duas pontas que libera oxigênio apenas para o nariz. Ao usar esta técnica, a boca deve poder ser fechada a maior parte do tempo para obter o efeito total do oxigênio. Se não for possível manter a boca fechada, uma máscara sobre o nariz e a boca pode ser usada ou a parte superior do corpo pode ser colocada em uma tenda sobre a cama.

A pressão positiva contínua nas vias aéreas (PPCVA) é um dispositivo de respiração externa (VNI) que se adapta ao nariz e, às vezes, também à boca. Existem várias versões deste tratamento, incluindo pressão positiva contínua nas vias aéreas nasais (PPCVAN) e pressão positiva contínua de bolha nas vias aéreas (PPCBVA). Cada um tem diferenças, mas em geral sopra suavemente o ar condensado para manter o nariz, as vias aéreas e os pulmões abertos. Você provavelmente já ouviu falar sobre este tratamento para adultos que têm obstrução das vias aéreas durante o sono (apneia do sono). Esses dispositivos podem ser usados para respirar durante o sono para dar ao corpo um descanso ou o dia todo para manter as vias aéreas abertas e o ar ou oxigênio fluindo para os pulmões.

Outros tipos de VNI podem incluir ventilação por pressão positiva intermitente nasal (VPPIN), que usa um ventilador para fornecer respirações intermitentes com pressão inspiratória total através do nariz. A pressão positiva nasal bilateral das vias aéreas (PPNBV) utiliza pressão mais baixa, inspirações e suspiros mais longos (respirações mais profundas ocasionais). Essas máquinas seguem um padrão respiratório típico de entrada de ar e repouso para permitir a saída de ar contendo dióxido de carbono.


Ventilação mecânica

A ventilação mecânica (VM) é um tubo colocado na boca ou garganta para acomodar a respiração. Isso é considerado invasivo porque o tubo de respiração é colocado dentro do corpo. Uma traqueostomia, ou incisão cirúrgica na base frontal do pescoço, é feita para facilitar o esforço respiratório se a ventilação for de longo prazo.

Existem dois tipos básicos de ventiladores mecânicos:

  • Ventiladores de pressão negativa, como o pulmão de ferro, criam um vácuo ao redor do lado externo do tórax, fazendo com que o tórax se expanda e sugue o ar para os pulmões.
  • Os ventiladores de pressão positiva, que estão disponíveis desde a década de 1940, funcionam no princípio oposto, soprando ar diretamente nos pulmões. Ventiladores são invasivos – uma passagem de ar é feita na área da garganta, equipada com um dispositivo que a maioria das pessoas chama de “traque”.

Em geral, aqueles com lesões neurológicas completas em C2 e acima não têm função diafragmática e necessitam de ventilador. Aqueles com lesões completas em C3 ou C4 podem ter função diafragmática e podem ter o potencial de serem desligados do ventilador. Pessoas com lesões completas em C5 e abaixo têm função diafragmática intacta e podem precisar de um ventilador logo após a lesão, mas geralmente são capazes de desligar o dispositivo.

O desmame da ventilação mecânica é importante porque reduz o risco de alguns problemas de saúde, como pneumonia e complicações de traqueostomia. O desmame ventilatório mecânico pode resultar em cuidados assistidos menos remunerados.

As configurações do ventilador serão ajustadas às suas necessidades individuais. As configurações não devem ser ajustadas sem direção específica. Palavras que você vai ouvir e deve saber são:

A pressão inspiratória de pico (PIP) é a quantidade máxima de pressão que os pulmões precisam para o influxo de oxigênio. Isso é determinado pelo movimento adequado da parede torácica.

O tempo inspiratório é o tempo necessário para encher os pulmões de ar pela máquina que o controla.

A pressão expiratória final positiva (PEFP) é a pressão nos pulmões quando o ar pode fluir para fora, ou pressão pulmonar esvaziada. Na respiração, o ar é puxado para os pulmões, mas a pressão deve ser relaxada para que o ar possa fluir para fora.

A relação PaO2/FiO2 é a relação entre o oxigênio arterial da pressão parcial e a fração inspirada de oxigênio. Em outras palavras, é a quantidade de oxigênio nos pulmões que é convertida pelos alvéolos em oxigênio no sangue.

Volume corrente (VC) é a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões em uma respiração.

Existem vários adaptadores de ventilação mecânica disponíveis. Alguns vão pela boca, mas a maioria terá um tubo de traqueostomia implantado cirurgicamente no pescoço. Isso reduz muito o trabalho respiratório, porque o ar não precisa passar pelo nariz, boca e garganta. A higiene cuidadosa da área deve ser realizada, incluindo a limpeza do tubo de traqueostomia e trocas para ajudar a evitar infecção ou acúmulo de muco.

Existem complicações potenciais relacionadas aos tubos de traqueostomia, incluindo a incapacidade de falar ou engolir normalmente. A perda de fala é um dos aspectos mais frustrantes da ventilação mecânica. Certos tubos de traqueostomia são projetados para direcionar o ar para cima durante a expiração e, assim, permitem a fala durante intervalos regulares e periódicos. Válvulas adaptativas também podem ser colocadas para permitir a fala. Essas válvulas podem ser conectadas entre o tubo de traqueostomia e o tubo de ventilação, o que permitirá que o indivíduo fale por conta própria. As configurações ventilatórias são coordenadas para que a fala ocorra. Além disso, computadores que podem ser controlados com o movimento dos olhos também podem ser usados para falar pelo indivíduo.

Outra complicação associada à traqueostomia é a infecção. O tubo é um corpo estranho no pescoço e, portanto, tem o potencial de introduzir organismos que normalmente seriam interrompidos por mecanismos naturais de defesa no nariz e na boca. Limpar e curar o local da traqueostomia diariamente é uma medida preventiva importante.

A sucção é típica com suporte ventilatório para limpar os pulmões do acúmulo excessivo de muco e secreção. A sucção requer técnica estéril. Um novo cateter de sucção estéril é usado em cada sessão de sucção. Ele pode ser acessado e retirado várias vezes em um evento de sucção, mas nunca salvo para uso posterior devido ao acúmulo de bactérias. Um cateter de sucção deve ser apropriado para o tamanho do paciente e da traqueostomia.

O cateter de sucção deve estar em movimento durante todo o tempo em que estiver dentro das vias aéreas. Permitir que a sucção repouse sobre o delicado tecido das vias aéreas pode causar hematomas ou sangramento. A sucção é desligada ao entrar nas vias aéreas e ligada ao remover o cateter de sucção. O tempo que o cateter de sucção pode ficar nos pulmões não deve ultrapassar o tempo que você consegue prender a respiração. Se houver dificuldade para entrar em cada pulmão e o indivíduo não tiver precauções para a coluna vertebral, faça-o virar levemente a cabeça na direção oposta do pulmão para ser aspirado. Isso ajusta a fisiologia interna do corpo, de modo que a sucção de cada pulmão se torna mais fácil.

A maioria das pessoas acha que a sucção é desconfortável, mas tolerável. Se a sucção for um problema, você pode considerar um CoughAssist (insuflador) como uma alternativa para limpar as vias respiratórias, pois é um pouco mais suave, embora possa levar algum tempo para se acostumar.

Existem várias máquinas no mercado para promover a tosse para indivíduos dependentes de ventiladores:

O Vest consiste em um colete inflável conectado por mangueiras de ar a um gerador de pulsos de ar, que pode inflar e desinflar rapidamente. Isso aplica uma leve pressão na parede torácica para afrouxar e diluir o muco e movê-lo para as vias aéreas centrais a serem limpas pela tosse ou sucção.

As máquinas CoughAssist, conforme mencionado acima, são projetadas para aumentar a função da tosse simulando mecanicamente a manobra da tosse. Este dispositivo sopra uma respiração inspiratória por pressão seguida rapidamente por um fluxo expiratório.

* Tanto o Vest quanto o CoughAssist foram aprovados pela Medicare para reembolso, se for considerado uma necessidade médica.


Implantes Respiratórios (Neuropróteses)

Um marcapasso de nervo frênico é um implante que é colocado no diafragma em um procedimento cirúrgico minimamente invasivo. Um controle é colocado na parte externa do corpo que fornece uma estimulação elétrica ao nervo frênico para fazer com que ele se contraia. Os marcapassos para nervos frênicos estão disponíveis há vários anos. Duas empresas oferecem sistemas de estimulação de diafragma:

O marcapasso Avery está em uso desde antes da aprovação dos dispositivos médicos pela FDA, desde meados da década de 1960. O procedimento envolve cirurgia através do corpo ou pescoço para localizar o nervo frênico em ambos os lados do corpo. Os nervos são expostos e suturados aos eletrodos. Um pequeno receptor de rádio também é implantado na cavidade torácica; ele é ativado por uma antena externa colada ao corpo.

O sistema Synapse, pioneiro em Cleveland, foi usado em um dos primeiros ensaios clínicos por Christopher Reeve em 2003. O sistema Cleveland, aprovado pela FDA para implantes em pessoas com lesão medular em 2008, é instalado de forma mais simples, usando uma técnica laparoscópica ambulatorial. Dois eletrodos são colocados em cada lado do músculo diafragma, com os fios presos através da pele a um estimulador a bateria. A Synapse também tem aprovação da FDA para implantar os dispositivos em pessoas com ELA.

Pesquisadores do Cleveland FES Center desenvolveram um protocolo de estimulação elétrica para iniciar uma tosse forte em pacientes tetraplégicos, sob demanda. O sistema está em avaliação e ainda não está disponível clinicamente.

Reabilitação

Um fisiatra ou especialista em reabilitação física conduzirá seus cuidados para todas as suas necessidades de lesão medular. Avaliações respiratórias básicas e avançadas serão feitas com consultas a especialistas em pulmão conforme necessário.

Especialistas em pulmão (respiração) dirigem o cuidado de indivíduos com problemas respiratórios. O especialista em pulmão é consultado com mais frequência se você tiver vários problemas respiratórios ou precisar de cuidados respiratórios avançados.

Um radiologista intervencionista pode trabalhar com seu especialista pulmonar para realizar testes de sua função respiratória, se você tem um implante respiratório ou neuroprótese para respirar.

O Fisioterapeuta Respiratório será um membro importante da equipe se você tiver dificuldade respiratória. Esta especialidade consiste em indivíduos com formação especial que monitoram, administram medicamentos e tratam seus problemas respiratórios. Você pode receber uma variedade de tratamentos especializados para suas necessidades do RT. Esses tratamentos podem incluir cuidados com a ventilação mecânica até exercícios de cuidados domiciliares para melhorar sua capacidade respiratória.

Enfermeiros de reabilitação são fundamentais para detectar problemas respiratórios, fornecendo tratamentos e medicamentos que irão auxiliar em sua saúde respiratória, conforme indicado pelo seu fisiatra, pneumologista e terapeuta respiratório. A enfermeira atenderá suas necessidades na UTI, hospital de reabilitação e poderá fazer parte da equipe de atendimento domiciliar.

A fisioterapia será fornecida para ajudá-lo com as habilidades motoras para se adaptar às suas necessidades respiratórias. Eles o ensinarão a conservar energia se necessário, bem como a fortalecer seus músculos para respirar.

A terapia ocupacional fornece educação e tratamento para atividades da vida diária que podem precisar ser alteradas devido ao seu estado respiratório, bem como como adaptar as atividades com dispositivos de assistência respiratória.

O fonoaudiólogo ajudará você a aprender a falar e engolir com aparelhos de respiração adaptativa, bem como a diminuir os riscos de engasgo (aspiração).

Um psicólogo fornecerá assistência à saúde mental para aprender a se ajustar à sua nova maneira de viver.

O assistente social ajudará você e sua família a localizar recursos e funcionários para ajudá-lo em casa.

Um Gerente de Caso de Seguro pode ajudar a localizar os prestadores de cuidados e equipamentos necessários para o seu estado de saúde.

Pesquisa

Estudos de pesquisa de bancada (laboratório) e clínicos (com pessoas) sobre a função respiratória eficaz são abundantes. A pesquisa sobre o sistema respiratório permeia todas as disciplinas médicas. O que é descoberto para um diagnóstico é usado em outros diagnósticos, resultando em um amplo compartilhamento de conhecimento.

Para melhorar a respiração de indivíduos com qualquer problema no sistema respiratório, avanços na tecnologia foram e continuam a ocorrer. O número e o tipo de dispositivos disponíveis aumentaram muito as opções no passado recente. As pessoas buscam dispositivos e peças mais eficazes, confortáveis e fáceis de usar.

A pesquisa específica para indivíduos com lesão da medula espinhal consiste em compreender como os nervos respiratórios funcionam com o objetivo de longo prazo de melhorar a respiração. Muitos pesquisadores estão estudando como o sistema respiratório se desenvolve no feto para ver se esse desenvolvimento natural pode ser aproveitado e usado para o tratamento de problemas respiratórios após lesão da medula espinhal. No feto, muitos nervos são desenvolvidos para formar o nervo frênico. Os nervos extras são eliminados naturalmente antes do nascimento. A estimulação do desenvolvimento de nervos frênicos extras pode ser uma fonte para melhorar a respiração após a LM.

O fenômeno neurológico da plasticidade está sendo usado. A plasticidade é a teoria de que o sistema nervoso se adaptará aos desafios. Esta teoria é usada em todas as pesquisas neurológicas e LME. Os pesquisadores estão interessados em aprender como o sistema nervoso se adaptará à LM e como esse processo pode ser estimulado e aprimorado.

Os exercícios para melhorar a respiração são ensinados a indivíduos com LM em todos os níveis. Estudos estão sendo conduzidos para estabelecer quais são os mais eficazes e em que nível de lesão. Parece haver alguma recuperação natural do sistema respiratório no primeiro ano de lesão. Como essa melhoria ocorre e como ela pode ser usada para melhorias adicionais está sendo pesquisado.

Remédios que auxiliam a respiração continuam a ser pesquisados. Um exemplo é a teofilina, medicamento usado em doenças respiratórias, como a asma, que também é usado e estudado em pessoas com LM. Além disso, medicamentos relaxantes musculares para espasticidade estão sendo estudados para encontrar o equilíbrio e a melhor via de administração para reduzir a espasticidade sem reduzir a capacidade de respirar.

Fatos e números respiratórios da LM

80% dos indivíduos com lesão da medula espinhal por doença ou trauma serão afetados por complicações respiratórias. *

As complicações respiratórias mais comuns após a LM são atelectasia (colapso pulmonar parcial ou total), pneumonia (infecção bacteriana, viral ou fúngica) e insuficiência respiratória (incapacidade de levar oxigênio para o corpo e/ou liberar dióxido de carbono).*

Um estudo encontrou complicações respiratórias em indivíduos com lesão de C1-C4 em 84%, C5-C8 60% e T1-T12 65%.**

Recursos ao consumidor

Se você estiver procurando mais informações sobre o manejo respiratório após a LME ou tiver uma pergunta específica, nossos especialistas em informações estão disponíveis nos dias úteis da semana, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 800-539-7309 das 9h00 às 17h00 ET .

Além disso, a Fundação Reeve mantém livretos educacionais com recursos adicionais de fontes confiáveis da Fundação Reeve. Verifique nosso repositório de livretos educacionais sobre centenas de tópicos, desde recursos estaduais a complicações secundárias de paralisia. Incentivamos você a entrar em contato com grupos e organizações de apoio a lesões da medula espinhal, incluindo:

Consórcio PVA para Diretrizes de Prática Clínica de Medicina da Medula Espinhal. (2005). Manejo respiratório após lesão da medula espinhal: uma diretriz de prática clínica para profissionais de saúde. Veteranos paralisados da América.

www.pva.org

Vent Users Support Page

American Lung Association Support Groups

OUTRAS LEITURAS

Referências

Berlowitz DJ, Wadsworth B, Ross J. Respiratory problems and management in people with spinal cord injury. Breathe (Sheff) (Problemas respiratórios e gerenciamento em pessoas com lesão da medula espinhal. Respire). Dez 2016; 12(4): 328-340. doi: 10.1183/20734735.012616 PMCID: PMC5335574 PMID: 28270863

Brown R, DiMarco AF, Hoit JD, Garshick E. Respiratory Dysfunction and Management in Spinal Cord Injury (Disfunção respiratória e gestão em lesões da medula espinhal). Respir Care. Ago 2006; 51(8): 853–870. PMCID: PMC2495152 NIHMSID: NIHMS43993 PMID: 16867197

Cardozo CP. Respiratory Complications of Spinal Cord Injury (Complicações respiratórias da lesão da medula espinhal). J Spinal Cord Med. 2007; 30(4): 307-308. doi: 10.1080/10790268.2007.11753945 PMCID: PMC2031931 PMID: 17853651

Goshgarian HG. The crossed phrenic phenomenon: a model for plasticity in the respiratory pathways following spinal cord injury (O fenômeno frênico cruzado: um modelo para plasticidade nas vias respiratórias após lesão medular) J Appl Physiol (1985). Fev 2003;94(2):795-810. doi: 0.1152/japplphysiol.00847.2002. PMID: 12531916 DOI: 10.1152/japplphysiol.00847.2002

Hristara-Papadopoulou A, Tsanakas J, Diomou G, Papadopoulou O. Current devices of respiratory physiotherapy. Hippokratia (Dispositivos atuais de fisioterapia respiratória. Hipocratia). 2008;12(4):211-20. PMID: 19158964

**Jackson AB, Groomes TE. © 1994 pelo Congresso Americano de Medicina de Reabilitação e pela Academia Americana de Medicina Física e Reabilitação. Incidence of Respiratory Complications Following Spinal Cord Injury (Incidência de complicações respiratórias após lesão da medula espinhal). Arch Phys Med Rehabil Vol75, Março 1994. https://www.archives-pmr.org/article/0003-9993(94)…

National Spinal Cord Injury Statistical Center. Spinal Cord Injury Facts and Figures at a Glance (Dados e números sobre lesões da medula espinhal num relance). 2019. https://www.nscisc.uab.edu/Public/Facts and Fi…

Ozpinar A, Weiner GM, Ducruet AF. Epidemiology, clinical presentation, diagnostic evaluation, and prognosis of spinal arteriovenous malformations (Epidemiologia, apresentação clínica, avaliação diagnóstica e prognóstico das malformações arteriovenosas espinhais). Handb Clin Neurol. 2017;143:145-152. doi: 10.1016/B978-0-444-63640-9.00014-X.PMID: 28552136 DOI: 10.1016/B978-0-444-63640-9.00014-X

Schilero GJ, Spungen AM, Bauman WA, Radulovic M, Lesser M. Pulmonary function and spinal cord injury (Função pulmonar e lesão da medula espinhal). Respir Physiol Neurobiol. 15 Maio 2009;166(3):129-41. doi: 10.1016/j.resp.2009.04.002. Epub 9 Abr 2009.

Slack RS, Shucart W. Respiratory dysfunction associated with traumatic injury to the central nervous system (Disfunção respiratória associada a lesão traumática do sistema nervoso central). Clin Chest Med. Dez 1994;15(4):739-49.

*Tollefsen E, Fondenes, O. Respiratory complications associated with spinal cord injury (Complicações respiratórias associadas à lesão da medula espinhal). Tidsskr Nor Legeforen 2012, 132: 1111. doi: 10.4045/tidsskr.10.0922

Zimmer MB, Nantwi K, Goshgarian HG. Effect of Spinal Cord Injury on the Respiratory System: Basic Research and Current Clinical Treatment Options (Efeito da lesão da medula espinhal no sistema respiratório: pesquisa básica e opções de tratamento clínico atuais). J Spinal Cord Med. 2007; 30(4): 319-330. doi: 10.1080/10790268.2007.11753947 PMCID: PMC2031930 PMID: 17853653