Act Now: Ask your Representative to support the PRC!

Connect

Trombose venosa profunda

O que é trombose venosa profunda?

Pessoas com lesão medular (LME) correm um risco particular de trombose venosa profunda (TVP) durante sua internação aguda.

Essa complicação pode ser fatal se o coágulo se soltar da veia da perna e chegar ao pulmão, causando embolia pulmonar.

A trombose venosa profunda é um coágulo sanguíneo que se forma em uma veia profunda do corpo, geralmente na parte inferior da perna ou na coxa.

Os médicos usam anticoagulantes, comumente chamados anticoagulantes, para prevenir coágulos sanguíneos. Na LME, os anticoagulantes geralmente são administrados nas primeiras 72 horas após a lesão em todos os pacientes. Os diluentes são geralmente administrados por cerca de oito semanas.

O tipo mais comum de diluente do sangue usado na LME é uma heparina de baixo peso molecular, como enoxaparina ou dalteparina. Esses medicamentos diminuem o tempo de coagulação do sangue e também impedem o crescimento de um coágulo. Importante notar, os anticoagulantes não removem coágulos existentes; isso às vezes envolve cirurgia.

Alguns centros de LME usam um tipo de filtro sanguíneo chamado filtro de veia cava inferior (VCI) em pessoas com alto risco de tromboembolismo – incluindo aquelas com lesões cervicais altas ou fraturas ósseas longas. A adequação do uso do filtro VCI como preventivo ainda não foi totalmente esclarecida. De fato, um estudo recente mostrou que a colocação de um filtro VCI pode até aumentar o risco de TVP.

O risco de TVP é maior na fase aguda da LME, mas os riscos de coágulos sanguíneos podem permanecer em toda a população da LME. O uso rotineiro de meias de compressão graduadas é uma prática comum em pessoas com paralisia.

Faça o download de um cartão de carteira de TVP que salva vidas

Uma das dobras foi escrita especificamente para o médico. No caso de uma crise de TVP, você pode puxar a aba “Atenção para o Médico” para a frente. Isso permite que os socorristas vejam suas informações pessoais de um lado e instruções para tratar a TVP do outro.

O cartão de TVP se aplica a adultos e crianças. As cópias do cartão de TVP estão disponíveis on-line para download, ou você pode ligar diretamente para o PRC no telefone 800-539-7309/973-467-8270 (internacional) e pedir para falar com um especialista em informações.

Assista ao nosso vídeo sobre TVP

Recursos sobre TVP

As informações contidas no cartão de carteira e na página da web são apresentadas com o objetivo de informá-lo sobre paralisia e seus efeitos. Nada aqui contido deve ser interpretado ou pretendido como diagnóstico ou tratamento médico. Entre em contato com seu médico ou outro profissional de saúde qualificado se você tiver dúvidas sobre sua saúde, tratamento ou diagnóstico.

Fontes: National Heart Lung and Blood Institute, Paralysis Resource Guide