Act Now: Thank Your Legislators for Fully Funding the PRC!

Connect

Cuidado da extremidade superior

Dor no braço, ombro ou punho

Se você está empurrando uma cadeira de rodas, não está sozinho. Cerca de metade das pessoas com lesão medular acabam sofrendo de dor nos membros superiores como resultado de empurrar uma cadeira de rodas. No entanto, com o conhecimento, o equipamento, o exercício e os cuidados certos, você pode preservar seus braços e ombros a longo prazo e evitar a dor.

Muitas pessoas pressionam uma cadeira de rodas manual a vida toda sem problemas, mas o ganho de peso, o envelhecimento e a dor podem forçar uma pessoa a mudar de manual para cadeira de rodas elétrica.

Existem várias razões para levar uma pessoa a trocar – as cadeiras elétricas são mais rápidas e podem ser equipadas com um assento inclinado no espaço que proporciona o melhor alívio de pressão – mas pode ser uma decisão difícil. Psicologicamente, alguns podem se sentir mais “deficientes” em uma cadeira elétrica, e a necessidade de uma van é um fator caro a ser considerado, pois as transferências de uma cadeira elétrica para um assento de carro não são práticas.

Estão disponíveis dispositivos de assistência elétrica para transformar uma cadeira manual em uma unidade híbrida. A vantagem é que eles são mais baratos que uma unidade completa, mas adicionam bastante peso a uma cadeira manual, dificultando o carregamento da cadeira no carro.

Antes de tomar qualquer decisão: sempre trabalhe com uma equipe de especialistas em assentos.

Os especialistas em assentos sabem que o posicionamento correto é vital para prevenir a dor e podem ajudar com problemas de reembolso de equipamentos médicos.

Quando se trata de trocar de cadeira de rodas, a decisão-chave se baseia em maximizar a independência. A escolha de mudar para uma cadeira elétrica não pode e não deve ser feita sozinha. Existem muitos fatores envolvidos na seleção da cadeira e dos acessórios certos para atender às suas necessidades específicas

Vídeo: prevenção de problemas no ombro

Sua cadeira de rodas está configurada para o máximo de eficiência? Você pode estar se esforçando demais para se locomover e se preparando para a dor no ombro.

Dicas para minimizar problemas nos membros superiores

Se você decidir ficar com a sua cadeira manual, aqui estão algumas dicas a serem consideradas:

  • Ajuste os eixos traseiros o mais para a frente possível, sem que haja muita inclinação. Você pode adicionar antibasculantes se não conseguir segurar na roda; isso evitará que você caia para trás.
  • Para um empurrão suave e de baixo impacto, o movimento das mãos deve ser de giro – e não para frente e para trás. É melhor soltar as mãos quando soltar os aros. Traga as mãos de volta para baixo, como se fosse tocar nos eixos. O caminho das suas mãos deve ser um pequeno círculo dentro do grande círculo do aro.
  • As transferências machucam os ombros. Não faça transferências desnecessariamente.
  • A altura do assento afeta a eficiência de um empurrão no aro. Se os eixos das rodas forem muito altos ou muito baixos, será mais difícil. Ficar sentado é melhor. Defina a altura do eixo para que as pontas dos dedos se estendam além dos eixos quando você se recostar com os braços relaxados.
  • Pneus que não são inflados adequadamente são mais difíceis de empurrar. Tenha um dispositivo para enxer pneus à mão e mantenha os pneus totalmente cheios.
  • A atual safra de cadeiras leves, especialmente as de titânio, pode fazer uma enorme diferença na mobilidade. Os pesos leves exigem menos força para impulsionar, são totalmente ajustáveis e custam menos para operar do que as unidades pesadas do tipo hospitalar.
  • Considere modificações no ambiente doméstico para reduzir o estresse nas extremidades superiores. Isso inclui equipamentos de transferência, elevadores ou camas de hospital.
  • Lembre-se de tratar a dor aguda imediatamente e tente manter a amplitude de movimento ideal.

Juntamente com as configurações e modificações adequadas da cadeira, exercícios e alongamentos são uma parte importante da saúde dos ombros. O ombro é uma articulação incrível, mas como é mantido unido por um conjunto complexo de tendões e tecidos moles, ele precisa ser movido através de sua amplitude. É aconselhável que você trabalhe com um fisioterapeuta para saber melhor o que deve fazer para esticar o ombro.

Manter a força e a flexibilidade dos ombros requer exercício. Por exemplo, use um par de halteres leves ou uma faixa elástica para o treino de resistência. Mais uma vez, peça conselhos antes de iniciar qualquer programa de exercícios, e faça-o no seu próprio ritmo. Você pode se machucar se tentar fazer muito rápido demais.

As informações acima são derivadas das Diretrizes de Prática Clínica desenvolvidas pelo Consortium for Spinal Cord Injury, do qual a Fundação Reeve é membro do comitê diretor. As diretrizes principais são direcionadas aos profissionais de saúde. Um guia do consumidor, “Preservação da função dos membros superiores: o que você precisa saber” foi lançado recentemente. As publicações estão disponíveis no Paralyzed Veterans of America.