Act Now: Thank Your Legislators for Fully Funding the PRC!

Connect

Paralisia cerebral

O que é paralisia cerebral?

A paralisia cerebral (PC) é causada por desenvolvimento anormal ou danos às partes do cérebro que controlam o movimento, o equilíbrio e a postura.

Devido a danos em uma ou mais partes do cérebro que controlam o movimento, uma pessoa afetada não pode mover seus músculos normalmente. Os sintomas variam de leve a grave, incluindo formas de paralisia, e aparecem na infância.

Com o tratamento, a maioria das crianças pode melhorar significativamente suas habilidades. Embora os sintomas possam mudar com o tempo, a paralisia cerebral, por definição, não é progressiva; portanto, se ocorrer um aumento no comprometimento, o problema pode ser algo diferente da paralisia cerebral.

Muitas crianças com paralisia cerebral têm outros problemas que requerem tratamento. Isso inclui retardo mental, dificuldades de aprendizado, convulsões, além de problemas de visão, audição e fala. A paralisia cerebral normalmente não é diagnosticada até que a criança tenha cerca de 2 a 3 anos de idade.

Aroximadamente 500.000 crianças e adultos de todas as idades neste país têm paralisia cerebral.

Três tipos de paralisia cerebral

Existem três tipos principais de paralisia cerebral:

  • Paralisia cerebral espástica
  • Paralisia cerebral discinética
  • Paralisia cerebral atáxica

Paralisia cerebral espástica

Cerca de 70 a 80% dos indivíduos afetados têm paralisia cerebral espástica, na qual os músculos são rígidos, dificultando o movimento.

Quando as duas pernas são afetadas (diplegia espástica), a criança pode ter dificuldade para andar, porque os músculos rígidos dos quadris e pernas fazem com que as pernas se voltem para dentro e cruzem os joelhos (chamado tesoura). Em outros casos, apenas um lado do corpo é afetado (hemiplegia espástica), geralmente com o braço mais severamente afetado que a perna.

O mais grave é a quadriplegia espástica, na qual todos os quatro membros e o tronco são afetados, geralmente junto com os músculos que controlam a boca e a língua.

Paralisia cerebral discinética

Cerca de 10 a 20% têm a forma discinética, que afeta todo o corpo. É caracterizada por flutuações no tônus muscular, que variam de muito apertadas a muito frouxas, e às vezes estão associadas a movimentos descontrolados que podem ser lentos e contorcionistas, ou rápidos e espasmódicos.

As crianças costumam ter problemas para aprender a controlar bem o corpo para sentar e andar. Como os músculos da face e da língua podem ser afetados, também pode haver dificuldades com sucção, deglutição e fala.

Paralisia cerebral atáxica
Cerca de 5 a 10% têm a forma atáxica, que afeta o equilíbrio e a coordenação. Os indivíduos podem andar com uma marcha instável e têm dificuldade com movimentos que exigem coordenação precisa, como a escrita.

Causas e diagnóstico

Há muitas coisas que ocorrem durante a gravidez e na época do nascimento que podem atrapalhar o desenvolvimento normal do cérebro e resultar em paralisia cerebral.

Em cerca de 70% dos casos, o dano cerebral ocorre antes do nascimento, embora possa ocorrer por volta do momento do parto ou nos primeiros meses ou anos de vida.

Algumas das causas conhecidas incluem:

Infecções durante a gravidez
Certas infecções na mãe, incluindo rubéola (sarampo alemão), citomegalovírus (uma infecção viral leve) e toxoplasmose (uma infecção parasitária leve) podem causar danos cerebrais e resultar em paralisia cerebral.

Oxigênio insuficiente para o feto
Por exemplo, quando a placenta não está funcionando adequadamente ou se afasta da parede do útero antes do parto, o feto pode não receber oxigênio suficiente.

Prematuridade
Bebês prematuros que pesam menos de 1,5 kg (3 1/3 libras) têm uma probabilidade até 30 vezes maior de desenvolver paralisia cerebral do que bebês a termo.

Complicações no parto
Até recentemente, os médicos acreditavam que a asfixia (falta de oxigênio) durante um parto difícil era a causa da maioria dos casos de paralisia cerebral. Estudos recentes mostram que isso causa apenas 10% dos casos.

Doença de Rh
Essa incompatibilidade entre o sangue da mãe e o feto pode causar danos cerebrais, resultando em paralisia cerebral.

Felizmente, a doença de Rh geralmente pode ser evitada, dando a uma mulher Rh-negativa uma injeção de um produto sanguíneo chamado imunoglobulina Rh por volta da 28ª semana de gravidez, e novamente após o nascimento de um bebê Rh-positivo.

Outros defeitos congênitos. Bebês com malformações cerebrais, numerosas doenças genéticas, anormalidades cromossômicas e outros defeitos físicos do nascimento correm maior risco de paralisia cerebral.

Paralisia cerebral adquirida
Cerca de 10% das crianças com paralisia cerebral a adquirem após o nascimento devido a lesões cerebrais que ocorrem durante os primeiros dois anos de vida. As causas mais comuns de tais lesões são infecções no cérebro (como meningite) e lesões na cabeça.

A paralisia cerebral é diagnosticada principalmente pela avaliação de como um bebê ou criança se move. Algumas crianças com PC têm tônus muscular baixo, o que pode fazer com que pareçam flexíveis. Outras apresentam aumento do tônus muscular, o que as faz parecer rígidas, ou tônus muscular variável (às vezes aumentado e baixo em outros momentos).

O médico também pode sugerir exames de imagem cerebral, como ressonância magnética (RM), tomografia computadorizada (tomografia computadorizada) ou ultrassom. Esses testes às vezes podem ajudar a identificar a causa da paralisia cerebral.

Como é tratada a paralisia cerebral?

Uma equipe de profissionais de saúde trabalha com a criança e a família para identificar as necessidades da criança.

A equipe pode incluir pediatras, médicos de medicina física e reabilitação, cirurgiões ortopédicos, terapeutas físicos e ocupacionais, oftalmologistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais e psicólogos.

A criança geralmente inicia fisioterapia logo após o diagnóstico. Isso melhora as habilidades motoras (como sentar e andar), melhora a força muscular e ajuda a prevenir contraturas (encurtamento dos músculos que limitam o movimento articular).

Às vezes, suportes, talas ou moldes são usados junto com a terapia para ajudar a prevenir contraturas e melhorar a função das mãos ou pernas. Se as contraturas forem severas, a cirurgia pode ser recomendada para alongar os músculos afetados.

Medicamentos podem ser usados para aliviar a espasticidade ou reduzir o movimento anormal. Infelizmente, o tratamento medicamentoso oral muitas vezes não é muito útil. Às vezes, a injeção de medicamentos diretamente nos músculos espásticos é mais útil e os efeitos podem durar vários meses.

Um novo tipo de tratamento medicamentoso está se mostrando promissor em crianças com espasticidade moderada a grave, afetando todos os quatro membros, nos quais uma bomba é implantada sob a pele que fornece continuamente o medicamento antiespasmódico baclofeno.

Para algumas crianças com espasticidade que afeta as duas pernas, a rizotomia dorsal seletiva pode reduzir permanentemente a espasticidade e melhorar a capacidade de sentar, levantar e andar. Nesse procedimento, os médicos cortam algumas das fibras nervosas que resultam em espasticidade. Esse procedimento geralmente é realizado quando uma criança tem entre 2 e 6 anos de idade.

Pesquisa

Pesquisas sugerem que a paralisia cerebral pode resultar do desenvolvimento incorreto das células no início da gravidez. Por exemplo, um grupo de pesquisadores observou que mais de um terço das crianças com paralisia cerebral também tem falta de esmalte em certos dentes.

Os cientistas também estão examinando outros eventos – como sangramento no cérebro, convulsões e problemas respiratórios e circulatórios – que ameaçam o cérebro de um bebê recém-nascido.

Além disso, os pesquisadores estão realizando estudos para descobrir se certos medicamentos podem ajudar a prevenir o AVC neonatal, e outros pesquisadores estão examinando as causas do baixo peso ao nascer.

Outros cientistas estão explorando como os insultos cerebrais, como danos cerebrais causados pela falta de oxigênio ou fluxo sanguíneo, sangramento cerebral e convulsões, podem causar a liberação anormal de substâncias químicas cerebrais e desencadear doenças cerebrais.

Recursos

Se você estiver procurando mais informações sobre paralisia cerebral ou tiver uma pergunta específica, nossos especialistas em informações estão disponíveis em dias úteis, de segunda a sexta-feira, gratuitamente, no número 800-539-7309, das 9h às 17h ET.

Fontes: United Cerebral Palsy, March of Dimes, National Institute of Neurological Disorders and Stroke