Act Now: Thank Your Legislators for Fully Funding the PRC!

Connect

Síndrome pós-poliomielite

História da poliomielite

A poliomielite é uma doença causada por um vírus que ataca os nervos que controlam a função motora. A poliomielite (paralisia infantil) quase foi erradicada em quase todos os países do mundo desde a aprovação das vacinas Salk (1955) e Sabin (1962).

Em 2013, apenas três países (Afeganistão, Nigéria e Paquistão) permaneceram com poliomielite endêmica, em comparação com mais de 125 em 1988.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 12 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com algum grau de incapacidade causada por poliomielite.

O Centro Nacional de Estatísticas da Saúde estima cerca de um milhão de sobreviventes da poliomielite nos Estados Unidos, com quase metade relatando paralisia, resultando em alguma forma de comprometimento. Os últimos grandes surtos de poliomielite nos Estados Unidos ocorreram no início dos anos 50.

O que é síndrome pós-poliomielite?

Durante anos, a maioria dos sobreviventes da poliomielite viveu vidas ativas, quase esquecendo da poliomielite e com estado de saúde estável.Porém, no final da década de 1970, os sobreviventes com mais de 20 anos de diagnóstico inicial começaram a observar novos problemas, incluindo fadiga, dor, problemas respiratórios ou deglutição e fraqueza adicional.

Os profissionais médicos denominaram isso de síndrome pós-poliomielite (SPP).

Algumas pessoas experimentam fadiga relacionada à SPP como uma exaustão semelhante à gripe que piora à medida que o dia avança.Esse tipo de fadiga também pode aumentar durante a atividade física e pode causar dificuldades com a concentração e a memória.Outros experimentam fraqueza muscular que aumenta com o exercício e melhora com o repouso.

Pesquisas indicam que o tempo que se vive com os resíduos da poliomielite é um fator de risco tanto quanto a idade.Parece também que os indivíduos que sofreram a paralisia original mais grave com maior recuperação funcional têm mais problemas com a SPP do que outros com envolvimento original menos grave.

A síndrome pós-poliomielite parece estar relacionada ao excesso de atividades físicas e, talvez, ao estresse nervoso.Quando o poliovírus destruiu ou lesionou os neurônios motores, as fibras musculares ficaram órfãs, resultando em paralisia.

Os sobreviventes da poliomielite que recuperaram o movimento o fizeram porque as células nervosas vizinhas não afetadas começaram a “brotar” e a se reconectar ao que poderia ser considerado músculos órfãos.

Os sobreviventes que viveram por anos com esse sistema neuromuscular re-estruturado agora estão enfrentando as consequências, incluindo células nervosas, músculos e articulações sobreviventes sobrecarregados, agravados pelos efeitos do envelhecimento.Não há evidências conclusivas para apoiar a ideia de que a síndrome pós-poliomielite é uma reinfecção do poliovírus.

Controle da SPP

Os sobreviventes da poliomielite são orientados a cuidar de sua saúde de todas as formas usuais – procurando atendimento médico periódico, sendo sábio em nutrição, evitando ganho excessivo de peso e parando de fumar ou consumir excessivamente álcool.

Os sobreviventes são aconselhados a ouvir os sinais de alerta de seu corpo, evitar atividades que causam dor, impedir o uso excessivo de músculos e economizar energia, evitando tarefas que não são essenciais e usando equipamento adaptativo quando necessário.

A síndrome pós-poliomielite normalmente não é uma condição com risco de vida, mas pode causar desconforto e incapacidade significativos.A incapacidade mais comum causada pela SPP é a deterioração da mobilidade.

Pessoas com SPP também podem ter dificuldades em realizar atividades diárias como cozinhar, limpar, fazer compras e dirigir.Dispositivos auxiliares de conservação de energia, como bengalas, muletas, andadores, cadeiras de rodas ou scooters elétricos, podem ser necessários para algumas pessoas.

Viver com síndrome pós-poliomielite geralmente significa ajustar-se a novas deficiências; para alguns, reviver as experiências da infância de aceitar a poliomielite pode ser difícil.Por exemplo, mudar de uma cadeira manual para motorizada pode ser difícil.

Felizmente, a SPP está ganhando cada vez mais atenção na comunidade médica, e há muitos profissionais que a entendem e podem fornecer ajuda médica e psicológica apropriada.

Além disso, existem grupos de apoio à SPP, boletins e redes educacionais que fornecem informações atualizadas sobre a SPP, garantindo aos sobreviventes que eles não estão sozinhos em sua luta.

Recursos

Se você estiver procurando mais informações sobre a síndrome pós-poliomielite ou tiver uma pergunta específica, nossos especialistas em informações estão disponíveis em dias úteis de segunda a sexta-feira, de segunda a sexta-feira, gratuitamente, no número 800-539-7309, das 9h às 17h ET.

Fontes: Post-Polio Health International, Montreal Neurological Hospital Post-Polio Clinic