Act Now: Thank Your Legislators for Fully Funding the PRC!

Connect

Controle do intestino

Como a paralisia afeta os sistemas digestivo e intestinal

O trato digestivo na sua totalidade é um tubo oco que começa na boca e termina no ânus. O intestino, a parte final do trato, é onde os resíduos de alimentos digeridos são armazenados até serem esvaziados do corpo na forma de fezes.

A paralisia interrompe o sistema intestinal e causa complicações que variam de constipação a acidentes. Se você está vivendo ou sofre de paralisia, é importante entender o trato digestivo e como lidar com as complicações intestinais para preservar a saúde e a qualidade de vida.

A jornada da digestão

Desde a primeira mordida até o movimento intestinal, a digestão requer uma coordenação delicada de vários órgãos e funções autonômicas.

Depois que a comida é ingerida, ela se move pelo esôfago para o estômago, que é basicamente um saco de armazenamento e depois para os intestinos. A absorção de nutrientes ocorre no intestino delgado, no duodeno, no jejuno e no íleo. O próximo é o cólon, que circunda o abdômen, começando à direita com o cólon ascendente, passando pela parte superior com o cólon transverso e descendo o cólon sigmóide em forma de “s” até o reto, que se abre no ânus.

As fezes se movem através do intestino por contrações musculares coordenadas das paredes do cólon, chamadas peristaltismo. Esse movimento é gerenciado por uma rede de células nervosas em vários níveis diferentes. Se a parede do intestino for esticada, os nervos do plexo mioentérico direcionam o movimento intestinal local, acionando os músculos acima do alongamento para contrair e os inferiores para relaxar, impulsionando o material pelo tubo.

O próximo nível de organização vem dos nervos autonômicos do cérebro e da medula espinhal até o cólon, que recebe mensagens através do nervo vago. O nível mais alto de controle vem do cérebro para discriminar entre fezes e gases, e a decisão de defecar, quando apropriado.

As mensagens transmitidas pela medula espinhal produzem relaxamento voluntário dos músculos do assoalho pélvico e do esfíncter anal, permitindo que ocorra o processo de defecação.

Efeitos da paralisia no sistema intestinal

Para simplificar, a paralisia interrompe o sistema intestinal. Existem dois tipos principais de disfunção intestinal neurogênica, dependendo do nível da lesão: uma lesão acima do cone medular (em L1) resulta na síndrome do intestino do neurônio motor superior (NMS); uma síndrome intestinal do neurônio motor inferior (NMI) ocorre em lesões abaixo de L1.

No NMS ou intestino hiperreflexico, o controle voluntário do esfíncter anal externo é afetado; o esfíncter permanece firme, o que promove prisão de ventre e retenção de fezes. Essa complicação tem sido associada a episódios de disreflexia autonômica. As conexões do NMS entre a medula espinhal e o cólon permanecem intactas, assim a coordenação reflexa e a propulsão das fezes permanecem intactas. A evacuação das fezes em pessoas com NMS ocorre por meio da atividade reflexa causada por um estímulo introduzido no reto, como um supositório ou estimulação digital.

O NMI ou intestino flácido é marcado pela perda do movimento das fezes (peristaltismo) e propulsão lenta das fezes. O resultado é constipação e um maior risco de incontinência devido à falta de um esfíncter anal funcional. Para minimizar o risco de hemorróidas, use amaciadores, esforço mínimo durante os esforços intestinais e trauma físico mínimo durante a estimulação.

Acidentes intestinais acontecem

A melhor maneira de evitar acidentes intestinais é seguir um cronograma e ensinar ao intestino quando deve fazer um movimento.

A maioria das pessoas realiza seu programa intestinal em uma hora do dia que se ajusta ao seu estilo de vida. O programa geralmente começa com a inserção de um supositório ou um minienema, seguido de um período de espera de aproximadamente 15 a 20 minutos para permitir que o estimulante trabalhe. Após o período de espera, a estimulação digital é realizada a cada 10 a 15 minutos até o reto ficar vazio. Aqueles com NMI ou intestino flácido freqüentemente iniciam seus programas com estimulação digital ou remoção manual.

Programas intestinais normalmente levam de 30 a 60 minutos para serem concluídos. De preferência, um programa intestinal pode ser realizado no vaso sanitário. No entanto, aqueles com alto risco de lesões na pele precisam pesar o valor dos cuidados intestinais em uma posição sentada versus uma posição deitada na cama.

A constipação é um problema para muitas pessoas com paralisia neuromuscular. Existem vários tipos de laxantes que ajudam na constipação. Laxantes, como o Metamucil, fornecem a fibra necessária para adicionar volume, o que facilita a movimentação das fezes pelos intestinos. Os amaciadores de fezes, como o Colace, também mantêm o conteúdo de água das fezes mais alto, o que a mantém mais suave e, portanto, mais fácil de se mover. Estimulantes, como o bisacodil, aumentam as contrações musculares (peristaltismo) do intestino, que move as fezes.

O uso frequente de estimulantes pode realmente agravar a constipação – os intestinos tornam-se dependentes deles para um peristaltismo normal

O uso de supositórios

Existem dois tipos principais de supositórios, ambos baseados no ingrediente ativo bisacodil: aqueles com base vegetal (por exemplo, Dulcolax) e aqueles com base em polietileno glicol (por exemplo, Magic Bullet). Dizem que as balas são duas vezes mais rápidas que a alternativa.

O enema de continência anterógrada é uma opção para algumas pessoas com problemas intestinais difíceis. Esta técnica envolve cirurgia para criar uma abertura (estoma), no abdômen; isso permite a introdução de líquido acima do reto, causando assim uma descarga efetiva de material fecal do intestino. Este método pode diminuir significativamente o tempo de tratamento intestinal e permitir a descontinuação de alguns medicamentos.

Fatos para uma melhor gestão digestiva

  • Geralmente não é necessário ter uma evacuação todos os dias. Todos os outros dias estão bem.
  • Os intestinos se movem mais rapidamente após uma refeição.
  • A ingestão de um litro de líquido por dia ajuda na manutenção de fezes moles; líquido quente também ajudará a evacuação.
  • Uma dieta saudável, incluindo fibras na forma de cereais, legumes e frutas, ajuda a manter o processo digestivo funcionando.
  • Atividade e exercício promovem boa saúde intestinal.

Alguns medicamentos comumente usados por pessoas com paralisia podem afetar o intestino. Por exemplo, medicamentos anticolinérgicos (para tratamento da bexiga) podem resultar em prisão de ventre ou até obstrução intestinal. Além disso, existem vários medicamentos que podem levar à constipação, como medicamentos antidepressivos, como a amitriptilina; medicamentos para dor narcótica; e alguns medicamentos usados para o tratamento da espasticidade, como o dantroleno de sódio.

Muitas pessoas relatam melhorias significativas na qualidade de vida após a colostomia. Esta opção cirúrgica cria uma abertura permanente entre o cólon e a superfície do abdômen à qual um saco de coleta de fezes está conectado. Às vezes, as colostomias tornam-se necessárias por causa de sujidade fecal ou úlceras por pressão, incontinência contínua de fezes ou programas intestinais excessivamente longos. Ele permite que muitas pessoas controlem seus intestinos de forma independente, além disso, a colostomia leva menos tempo que os programas intestinais.

Estudos demonstraram que as pessoas que recebem colostomias estão satisfeitas e não reverteriam o procedimento.

Embora muitos possam não ter adotado a ideia de uma colostomia desde o início, o procedimento pode fazer uma enorme diferença na qualidade de vida, reduzindo o tempo do intestino de oito horas por dia para não mais de 15 minutos.

Manutenção intestinal

Ferramentas adaptativas para a independência: ferramentas de controle do intestino

O cuidado intestinal é muito pessoal! Este vídeo destaca como uma pessoa com uma lesão na medula espinhal no C7 usa equipamento adaptativo para realizar seus próprios cuidados intestinais. Esses itens podem ser encontrados on-line ou com a ajuda de um terapeuta ocupacional.

Este vídeo, criado pela Fundação Christopher & Dana Reeve e pelo Craig Hospital, destaca ferramentas funcionais ou equipamentos adaptáveis disponíveis para pessoas com fraqueza nas mãos que desejam obter mais independência em suas atividades diárias.

Recursos sobre cuidados intestinais

Se você estiver procurando mais informações sobre ELA ou tiver uma pergunta específica, nossos especialistas em informações estão disponíveis nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, gratuitamente, no número 800-539-7309, das 9h às 17h ET.

Faça o download do nosso livreto sobre Controle do intestino, trazido a você em parceria com a Hollister.

Fontes: University of Alabama at Birmingham, University of Washington School of Medicine, ALS Association, National Multiple Sclerosis Society