Act Now: Thank Your Legislators for Fully Funding the PRC!

Connect

Depressão

Compreendendo a depressão

A depressão é uma doença médica séria que envolve o cérebro. É mais do que apenas uma sensação de se sentir um lixo ou triste por alguns dias.

Se você é uma das mais de 12 milhões de pessoas no Brasil que sofrem de depressão, os sentimentos não desaparecem. Eles persistem e interferem no seu dia a dia.

A Mayo Clinic define depressão como um transtorno de humor que causa um sentimento persistente de tristeza e perda de interesse. Também chamado de transtorno depressivo maior ou depressão clínica, ele afeta como você se sente, pensa e se comporta, e pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos.

Depressão é comum entre pessoas que estão paralisadas. Embora cerca de 10% da população não deficiente dos EUA esteja moderada ou gravemente deprimida, a pesquisa mostra que cerca de 20 a 30% das pessoas com deficiências de longo prazo estão vivendo com depressão. Felizmente, a maioria das formas de depressão pode ser tratada.

O impacto da depressão

A depressão é uma condição de saúde legítima que afeta uma pessoa de várias maneiras. Ela envolve grandes mudanças de humor, perspectivas, ambição, resolução de problemas, nível de atividade e processos corporais (sono, energia e apetite).

A Depressão afeta a saúde geral e bem-estar. Pessoas com deficiência que estão deprimidas podem não cuidar de si mesmas. Elas podem não beber água suficiente, cuidar da pele ou administrar sua dieta.

Pode alterar o mundo social de alguém. Amigos e famílias são desligados e podem não reconhecer os sinais de depressão. As pessoas que vivem com depressão lutam para encontrar prazer, sucesso ou significado.

Pensamentos de suicídio geralmente ocorrem quando as coisas parecem mais desesperadoras. Na lesão medular, por exemplo, o risco de suicídio é maior nos primeiros cinco anos após a lesão, quando as pessoas ainda estão navegando em seu novo mundo.

Outros fatores de risco que podem desencadear pensamentos ou ações suicidas incluem abuso de substâncias, falta de uma rede de apoio, acesso a meios letais ou tentativa anterior de suicídio. As pessoas que tentaram se matar antes provavelmente tentarão novamente.

Os fatores mais importantes na prevenção do suicídio são detectar a depressão precocemente, obter os tratamentos certos e desenvolver habilidades de resolução de problemas.

Muitos fatores contribuem para a depressão. Isso pode incluir os efeitos da incapacidade, como dor, fadiga, alterações na imagem corporal, vergonha e perda de independência.

Outros eventos da vida, como divórcio, perda de um ente querido, perda de emprego ou problemas financeiros também podem levar ou ampliar a depressão.

Vale a pena viver, apesar do que os profissionais de saúde às vezes tendem a julgar. De acordo com uma pesquisa do Colorado, 86% dos tetraplégicos em nível alto classificaram sua qualidade de vida como média ou melhor que a média, enquanto apenas 17% de seus médicos, enfermeiros e técnicos de emergência acharam que experimentariam uma qualidade de vida média ou melhor após uma lesão medular.

Tratamentos

Existem maneiras eficazes de ajudar as pessoas a lidar com o estresse da paralisia. A depressão é altamente tratável usando psicoterapia, farmacoterapia (antidepressivos) ou uma combinação de ambos.

Medicamentos tricíclicos (isto é, imipramina) são frequentemente eficazes para a depressão, mas podem ter efeitos colaterais intoleráveis. Os ISRS (inibidores seletivos da recaptação de serotonina), como o Prozac, têm menos efeitos colaterais e geralmente são tão eficazes quanto os tricíclicos. No entanto, os ISRSs podem aumentar a espasticidade em algumas pessoas.

Entre os antidepressivos mais novos, a venlafaxina (ou seja, Effexor) é quimicamente semelhante aos tricíclicos e tem menos efeitos colaterais. Em teoria, também pode aliviar algumas formas de dor neurogênica, um grande contribuinte para a depressão. De fato, o tratamento agressivo dos problemas de dor é crucial para a prevenção da depressão.

Entre aqueles com esclerose múltipla (EM), alguns experimentam mudanças de humor, além de risos ou choro incontroláveis (chamados instabilidade emocional). Estes resultam de áreas danificadas nas vias emocionais do cérebro.

É importante que os familiares e cuidadores compreendam e percebam que as pessoas que vivem com EM nem sempre conseguem controlar suas emoções. Medicamentos estabilizadores do humor, como amitriptilina (isto é, Elavil) e ácido valpróico (isto é, Depakote) são usados para tratar essas mudanças emocionais. Também é importante reconhecer que a depressão é muito comum na EM – mais ainda do que em outras doenças crônicas igualmente incapacitantes.

Minuto de saúde da Reeve: Depressão

Recursos

Para obter mais informações sobre como gerenciar melhor a depressão, nossos especialistas em informações estão disponíveis em dias úteis, de segunda a sexta-feira, gratuitamente, no número 800-539-7309, das 9h às 17h ET.

Fontes: Mayo Clinic